Há três anos, no dia 11 de novembro, acontece o #CataratasDay. O evento que é realizado tanto do lado brasileiro, quanto do lado argentino do Parque Nacional, é feito para comemorar a escolha das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.
Este ano, a expectativa dos organizadores é impactar cerca de 100 milhões de pessoas no mundo todo, com a ação de postagem de vídeos e fotos nas redes sociais, utilizando a #CataratasDay 2016, além de bater o recorde brasileiro de selfies tiradas em um único atrativo no mesmo dia.
O recorde anterior era de 2.587, conquistado em 2015. Ontem, o Rank Brasil, auditou que 2.997 pessoas fizeram a selfie nas Cataratas.
O alcance das postagens, com a hashtag #CataratasDay2016, começa a ser medido a partir de hoje, sábado, 12. Várias mídias sociais serão contabilizadas: Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Youtube, Flickr e Tumblr.
Só no Instagram, foram feitos 3.402 posts com a hashtag #CataratasDay2016. No Facebook, gente de todas as partes postou a experiência de conhecer uma das sete maravilhas da natureza, usando adjetivos como “mágica”, “fantástica” e “obra de Deus”. E ainda não haviam sido publicados os selfies feitos pela manhã que, com o movimento da tarde (e, agora, também neste sábado pela manhã), chegarão facilmente aos 5 mil previstos pelos organizadores, ante 2.800 em 2015.
Com o tema Celebre a Biodiversidade, o #CataratasDay2016, além de marcar o aniversário de cinco anos da consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, busca reafirmar a importância de se preservar o patrimônio natural que o Brasil e a Argentina dividem.
Na margem brasileira, a ação foi desenvolvida pelo Comitê Local Vote Cataratas, que atuou para angariar votos ao atrativo, com apoio da Itaipu Binacional, ICVB e Fundo Iguaçu, além da empresa Loumar Turismo, que ofereceu os ônibus. No lado argentino, houve uma programação que incluiu shows e ingressos grátis para visitar as Cataratas, promovida pelo Comitê Local Voto Cataratas, similar ao brasileiro.