Na solenidade, os acadêmicos vão apresentar as maquetes dos monumentos impressas em 3D. Também receberão uma proposta de trabalho do empresário Ralf Smaha, gerente de projetos da Iguassu Invest Empreendimentos Imobiliários.
Network – Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Alexandre Balthazar, o evento será uma confraternização entre alunos e professores da Uniamérica. “Será ainda uma oportunidade para o network(rede de contatos) entre empresários e autoridades de Foz do Iguaçu e região”, disse Balthazar.
Devem participar do evento o diretor-presidente da Uniamérica, Ryon Braga, os diretores do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo e Nuno Areias, além de autoridades públicas e políticas da cidade.
Para isso, os alunos criaram, até o momento, 38 projetos arquitetônicos e urbanísticos em vários pontos urbanos de Foz. O trabalho faz parte do chamado Projeto Integrador, lançado pela instituição (Uniamérica), com a proposta de unir os desafios teóricos à prática do dia a dia.
Pontos Estratégicos – Coordenado pelo professor Alexandre Balthazar, o Monumentos Urbanos incentiva os próprios alunos a desenvolverem projetos arquitetônicos e urbanísticos em vários pontos urbanos da cidade.
Dentre os locais onde serão construídos os monumentos urbanos, estão a Avenida Tancredo Neves, alto da avenida Brasil, a Avenida das Cataratas com Avenida General Meira, BR 277, a rotatória da Avenida Costa e Silva, entre outros pontos.
Identidade cultural – Cada aluno executou um projeto arquitetônico para a cidade, respeitando o caráter cultural, histórico, natural e estético de Foz do Iguaçu e região.
“Vale lembrar que os projetos foram encomendados e os alunos do primeiro período contratados pelo Instituto Polo Iguassu, num convênio com a Uniamérica, para o estudo e o desenvolvimento de Monumentos Urbanos para a cidade de Foz do Iguaçu”, disse o coordenador do curso de Arquitetura, Alexandre Balthazar.
Concurso virtual – A Uniamérica promoveu ainda um concurso virtual no site da instituição (www.uniamerica.br/monumentourbano) para eleger os três melhores projetos desenvolvidos pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Para isso, foi lançada uma enquete com vídeos institucionais apresentando os projetos aos internautas.