Conhecido por seus ensaios femininos e seu trabalho na Itaipu Binacional, o fotógrafo Alexandre Marchetti vai mostrar toda a versatilidade de seus 25 anos de profissão em uma exposição no Estudio Dezenove, no Rio de Janeiro. A mostra “Euoutro e outras imagens”, que será aberta neste sábado, 29, tem curadoria do crítico de arte espanhol Adolfo Montejo Navas.
A exposição traz aproximadamente 90 fotos que abordam temáticas variadas: o colorido dos sinais de neon, a quietude das paisagens e o encontro com o artista em uma seleção de autorretratos.
“O que me fascina na fotografia é a ferramenta, a mídia em si. Poder trabalhar todos os dias com fotografia, em temas diferentes, é um privilégio. A fotografia é o meu instrumento, e cada tema, um desafio diferente”, explica Marchetti, paulista, morador de Foz há quase dez anos. “Essa mostra é um pouco disso.”
Luz e cor
A série Neons traz sinais fotografados ao longo de sete anos, em diferentes cidades do mundo, como Nova York, Paris e Las Vegas. As imagens foram impressas em papel metálico, que permite uma tradução da luminosidade fluida dos objetos. “As imagens formam um vocabulário de formas que reflete nossa relação ocular com o mundo, tão caleidoscópica, objetiva, porém distorcida”, avalia o curador da mostra, Adolfo Montejo Navas.
Dinamismo
Do colorido frenético dos closes dos neons, a mostra salta para uma sequência de horizontes de diferentes partes do mundo, em tons suaves, mostrando o contraponto do olhar do fotógrafo. As fotos da série estão niveladas por uma linha que corta o horizonte em uma altura diferente a cada foto.
A série Horizontes é impressa em canvas (tela), o que aproxima a fotografia ainda mais da pintura, e destaca a delicadeza das cores dos céus e mares retratados, como pinceladas sutis.
Euoutro
Para as gerações mais novas, as selfies são parte do dia a dia. Porém, não são uma novidade: desde os primórdios da fotografia, sempre houve a curiosidade e o desejo de retratar a própria imagem. Entretanto, os autorretratos da série Euoutro dão um passo além das selfies que cobrem apenas o próprio reflexo oportuno. A seleção inclui fotos construídas, que representam momentos de alegria, angústia e a fascinação pela descoberta da fotografia.
O primeiro retrato é de 1991, ano em que Marchetti, durante um intercâmbio na Austrália, começou a estudar a fundo a fotografia.
Serviço
Abertura da Exposição Euoutro e Outras Imagens, de Alexandre Marchetti
Curadoria: Adolfo Montejo Navas
Local: Estudio Dezenove – Travessa do Oriente, 16A – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Data: 29 de outubro de 2016 – 18h
Entrada franca | Classificação livre
Visitação de quinta-feira a domingo, das 15h às 19h
Até 4 de dezembro de 2016
Entrada franca | Classificação livre