Mais de 100 atletas participam neste final de semana do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, em Foz do Iguaçu. Entre eles os cinco atletas olímpicos Pedro Gonçalves, Ana Sátila, Felipe Borges, Charles e Anderson Corrêa. As primeiras provas começam já na sexta-feira, 28, e prosseguem até domingo, 30, no Canal Itaipu, dentro da usina de Itaipu. Haverá disputas nas categorias K1 (caiaque individual), C1 (canoa individual) e C2 (canoa dupla) masculino e feminino nas faixas infantil, menor júnior, sênior e máster, em duas divisões iniciantes. Oito associações estarão representadas na competição. O evento é aberto ao público com entrada grátis.
Parte dos atletas já está na cidade, como é o caso do Pedro Gonçalves, o Pepê, que obteve a 6a colocação nos Jogos Olímpicos pelo K1 masculino e há duas semanas conquistou uma medalha de ouro no Campeonato Pan-americano. Agora no Campeonato Brasileiro ele quer repetir o bom desempenho. “Foz do Iguaçu é a minha segunda casa. Comecei a remar aqui quando tinha 16 anos. Conheço bem a pista, o que me dá uma vantagem para buscar o melhor resultado”, comenta o atleta.
O iguaçuense Felipe Borges não vê a hora da competição começar. Único representante de Foz do Iguaçu nos jogos olímpicos, ele conta com o apoio da torcida para conquistar novamente um ouro na competição. A última vez que Felipe conseguiu o primeiro lugar no pódio foi na mesma competição em 2013 também disputada no Canal Itaipu. “Acho que a torcida fez a diferença, por isso quero ir com tudo para ganhar em casa de novo”, diz.
Ana Sátila busca manter a invencibilidade na competição, desde 2012 vem conquistando ouro em todas as edições em duas categorias K1 e C1, mesmo com o favoritismo ela busca estar com os pés no chão. “Nem sempre o favorito é o que vence, por isso eu preciso sempre continuar remando firme para vencer mais uma disputa”, comenta.
Pontuação dobrada no ranking nacional
O Campeonato Brasileiro é o evento mais importante do circuito nacional. Os pontos são contados em dobro no ranking nacional. Este é o mesmo parâmetro que define os recursos do Bolsa Atleta para o ano seguinte. “As três melhores embarcações de cada categoria na soma total do ano estão aptas a obter a bolsa”, explica João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
Transmissão pela TV e Internet
O canal Sportv fará a transmissão ao vivo das provas finais, das 12h30 às 14h no domingo, 30. Durante as competições, o canal do Youtube da Canoagem Brasileira transmitirá também ao vivo todas as provas de sábado, 29, e também do domingo, 30.
Programação:
28/10 – Provas da segunda divisão – 10h às 15h
29/10 – Classificatórias 1da primeira divisão – 10h às 17h
30/10 – Semifinais e finais da primeira divisão – 8h30 às 14h
Mais informações no site: www.canoagem.org.br