Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe Seminário Fronteiras do Brasil

Previous slide
Next slide

policia-federal-fachada
O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) apresenta na quinta-feira, 27, no auditório da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, o diagnóstico: Cidades de Fronteira e Economia do Crime. O documento será apresentado durante o III Seminário Fronteiras do Brasil, cujas inscrições podem ser feitas pelo site http://www.idesf.org.br/.

Para o encontro, cerca de 300 pessoas são esperadas, entre servidores públicos da área de segurança e sociedade civil. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 26, e as vagas são limitadas.

O evento tem como objetivo discutir as fronteiras brasileiras, a partir do foco do desenvolvimento. Ou seja, as fronteiras com seus problemas em toda sua dimensão, para apontar as questões de desenvolvimento dessas áreas.

Segundo o presidente do Idesf, Luciano Stremel Barros, o estudo traz duas novidades, a primeira partindo dos quatro eixos de desenvolvimento, a segunda a ampliação da área de alcance do diagnóstico. Foram analisadas 120 cidades brasileiras de fronteira. “Nos eventos anteriores os estudos traziam as cidades gêmeas e as características, hoje estendemos essas características para as cidades que estão na linha de fronteira”, adiantou Barros.

Documento digital 

O estudo completo também estará disponível para consulta no site do instituto a partir do dia 27. Os dados estarão disponíveis mediante um cadastro e o usuário pode fazer um cruzamento de dados, por exemplo, Foz do Iguaçu e Paranhos, no Mato Grosso do Sul, é possível traçar o perfil e apontar as diferenças entre os municípios através dos itens que o usuário marcar (saúde, educação, segurança e economia).

“Esse diagnóstico serve principalmente para os governos entendam o que falta fazer, comparativamente com o resto do país. Para entender o contexto que vivemos e o que cabe ao cidadão para melhorar. O estudo tem a missão de levar conhecimento, entendendo exatamente o território que se vive, que se trabalha e quais são as necessidades desses municípios para que se melhorem as condições locais”, avalia o presidente do instituto.

Programação

14h – Credenciamento

14h30 – Cerimônia de abertura

15h30 – Palestra de abertura – A importância do direito internacional para o desenvolvimento das nações

Wagner Menezes – Doutor em Direito Usp

16h – Painel: diagnósticos das fronteiras brasilerias

Alex Jorge das Neves – Mestrando em Estudos Fronteiriços UFMS e assessor da SENASP/MJ

Denise Paro – Jornalista e autora do livro “Foz do Iguaçu: do descaminho aos novos caminhos”

Adriano Strassburger – Economista da Egope e consultor do Idesf

Mediador: Jornalista Carlos Gruber

17h – Coffee break

17h20 – Palestra: Projeto Intercops – Interpol

José Gomes Monteiro Neto – coordenador do Intercops

17h50 – Palestra: Contrabando e Carga tributária

Paolo Cussotto – Adido da Polícia Financeira – Embaixada da Itália no Brasil

18h20 – Painel: Economia do Crime

João Henrique Martins – Consultor do departamento de segurança da Deseg/FIESP

Pery Francisco Assis Shikida – pós-doutor em economia pela FGV

Marco Antonio Jorge – Doutor em economia pela FGV

Marc Berzoni Smith – delegado da Polícia Federal em Guaíra

Luciano Stremel Barros – Economista e presidente do Idesf

20h – Encerramento

Previous slide
Next slide