O Conselho Municipal Sobre Drogas (COMAD) de Foz do Iguaçu realiza na próxima semana o seminário “Direitos Humanos, Vulnerabilidade Social e Uso de Drogas”. O evento, que tem a parceria da Secretaria Nacional de Polícias Sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai reunir especialistas de diversas áreas. O encontro pretende promover discussões e a aproximação entre políticas públicas de saúde, prevenção, segurança, proteção e inclusão social de dependentes de álcool e outras drogas.
Entre os convidados está o médico Antônio Nery Alves Filho, mestre em Medicina e Saúde, professor da Universidade Federal da Bahia e integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Substâncias Psicoativas. Também participam do seminário o juiz Ariel Nicolai Sesa Dias, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; a psicóloga e assistente social Patrícia Maia von Flach, especialista em Saúde Mental e mestre em Saúde Coletiva; e o chefe da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, delegado Fabiano Bordignon.
O seminário será realizado na segunda-feira, 10, e terça-feira, 11, entre 8h30 e 12h, e das 13h às 17h, no auditório da Unioeste em Foz do Iguaçu. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até essa sexta-feira, 07, pelo e-mail saudementalfoz@outlook.com.
PROGRAMAÇÃO
10 de outubro (segunda-feira)
8h às 9h – Credenciamento
9h00- Mesa de abertura:
Tania Grigolo (SENAD)
Representantes: Prefeitura municial, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Segurança, COMAD
09h45 – Direitos Humanos, Vulnerabilidade Social e Uso de Drogas
Antonio Nery Alves Filho:Medico, Mestre em Medicina e Saúde; Doutor em Sociologie et SciencesSociales – UniversiteLumiere Lyon 2. Pos-doutor pela UniversiteLaval. Professor da Universidade Federal da Bahia, professor da Faculdade Ruy Barbosa e associado do Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Substâncias Psicoativas (CETAD/UFBA).
10h45 às 12h00 – Perguntas e Debate
12h00 às 13h00 – Horário de Almoço
13h00 – Cidadania e cuidado de pessoas em situação de rua
Patrícia Maia vonFlach: Psicóloga e Assistente Social; Especialista em Saúde Mental; Mestre em Saúde Coletiva; Consultora Técnica do Portal Aberta da SENAD. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.
11 de outubro (terça-feira)
8h30 às 9h30 – Violência doméstica relacionada ao uso abusivo de álcool e drogas
Ariel Nicolai Sesa Dias: Juiz do Juizado de Violência domestica e familiar contra mulher; Vara de crimes Contra crianças, adolescente e Idosos, Vara de execução de penas e medidas alternativas de Foz do Iguaçu
90h30 às 9h45 – Intervalo
9h45 às 11h00 – Crimes cibernéticos e tráfico de drogas
Fabiano Bordigmor: Delegado de Polícia Federal. Professor de Processo Penal e Criminologia. Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
11h00-12h00 – mesa redonda
Ariel Nicolai Sesa Dias – juiz
Fabiano Bordigmor: Delegado de Polícia Federal
Mediação: Everson Cadaval Madruga– Secretário de Segurança Pública
12h00 às 13h00 – Horário de Almoço
13h00 às 15h00 – Oficinas Intersetoriais – Políticas Sobre Drogas:
15h00 às 15:15h – Intervalo
15h15 às 17h00 –As formas de conceber e fazer uma política sobre drogas: da prevenção à inserção.
Tania Maris Grigolo-Doutora em Psicologia Clínica e Cultura (UnB), Mestre em Sociologia Política (UFSC) e Especialista em Saúde Mental Coletiva (UFSM). Interlocutora do Projeto REDES INTERSETORIAIS da SENAD/MJ/FIOCRUZ; Docente do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC.
17h00h Encerramento