O candidato a reitor a UNIOESTE da chapa “Somos todos UNIOESTE” visitou a redação do Clickfoz nesta sexta-feira, 16. Professor Zonin veio a cidade para apresentar o seu projeto de trabalho para os acadêmicos, professores e equipe técnica do campus de Foz. “Estamos apresentando o caderno de nosso plano de trabalho à comunidade universitária. Dialogamos com os estudantes, agentes universitários e docentes”, comentou.
Em um bate-papo de quase meia hora, Professor Zonin comentou bastante sobre o foco de sua gestão. Voltar a UNIOESTE à sua vocação. “O que me faz ser candidato a reitor é ver que a universidade não tem a gestão da reitoria focada nas atividades fins. Nós temos perdidos nos últimos 4 anos 610 estudantes dos cursos de graduação. Há uma evasão nos cursos da universidade. Precisamos voltar a crescer em todos os sentidos. Na sua graduação e na sua verticalização”, diz Zonin.
Professor Zonin quer voltar a gestão multi campi da universidade que foi perdida nos últimos 4 anos. De acordo com o candidato a UNIOESTE não vem promovendo reunião com os diretores dos campi. “A UNIOESTE está perdida. Precisamos viabilizar uma série de projetos de infraestrutura que merecemos”.
APOIO AO AGENTE UNIVERSITÁRIO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
“Vamos apoiar o agente universitário nas suas demandadas, mas além disso queremos fazer uma revolução na assistência estudantil. Estamos organizando um projeto que é a organização de um fundo para a assistência estudantil com os recursos oriundos do vestibular e das prestações de serviço. Assistência é uma dívida da universidade com os seus estudantes”.
VOCAÇÃO
Professor Zonin está alinhado com o Professor Fernando, que concorre com diretor de campus Foz, destacando a importância social, regional e internacional da instituição de ensino superior. “Queremos que o campus de Foz tenha uma importância na tríplice fronteira. Precisamos avançar muito neste aspecto. Temos um projeto específico para a universidade aqui na fronteira”, finaliza.
SOBRE ZONIN
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação Ambiental. É professor do curso de Agronomia desde 1999 na Unioeste onde também ocupou o cargo de Pró-Reitor de Extensão.