Nesta segunda-feira, 03, o governador Beto Richa e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, receberam no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva paraguaia liderada pelo governador de Alto Paraná, Justo Zacarías Irún, para discutir os rumos da parceria.
Acompanharam o encontro os secretários de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, além da primeira-dama e secretária de Ação Social de Alto Paraná, Rocio Abed de Zacarías. Da Essap, estiveram presentes o gerente técnico Oscar Mendes, o síndico titular Eduardo Gonzales, e o assessor de Projetos Especiais, Derliz Cabrera. Participaram, ainda, os secretários de Coordenação de Projetos de Água e Saneamento Básico, Luis Meireles; da Fazenda, Yamil Aquino; e de Indústria e Comércio de Alto Paraná, Andres Lu; e a prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi.
Por meio da Companhia de Água do Paraguai (Essap), o governo de Alto Paraná elaborou um projeto para ampliar a distribuição de água e a coleta e o tratamento de esgoto em Cidade de Leste – capital do Departamento paraguaio – e nas cidades do entorno, onde vivem cerca de 1 milhão de pessoas. O índice de saneamento no local atualmente é de 25%.
“Este projeto dá a oportunidade de aprofundarmos nossos laços de cooperação e amizade com o Paraguai”, afirmou o governador Beto Richa. “A Sanepar, por todas as premiações que recebeu recentemente, tem todo o know how e expertise para dar a sua contribuição ao governo de Alto Paraná”, ressaltou.
Segundo Chaowiche, a empresa pode ser tanto consultora quanto parceira na gestão do saneamento daquele Departamento. “A ideia é desenvolvermos um projeto de parceria em que a Sanepar poderia atuar como consultora do projeto, utilizando nossos técnicos que são altamente capacitados”, disse o presidente. “Também poderemos caminhar com a possibilidade de uma gestão compartilhada no saneamento daquela região, em um projeto que envolveria a Sanepar, a Essap e a iniciativa privada”, explicou.
Para o governador de Alto Paraná, a participação da Sanepar no processo é essencial, já que os índices de saneamento da região são muito baixos. “Acredito que a Sanepar pode contribuir na área de saneamento de todo o Paraguai, e não apenas com a nossa região, pois é uma empresa eficiente e com bons resultados em todos os aspectos”, afirmou Irún.
Ele acrescentou que Alto Paraná tem um projeto muito importante que será desenvolvido na fronteira com o Brasil, que será iniciado praticamente do zero, para atender uma população uma 1 milhão de habitantes. “Viemos discutir esta parceria com a Sanepar para que esse projeto possa avançar com a qualidade técnica e o resultado que queremos”, ressaltou o governador do Departamento Paraguaio.