O Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, após mais de quatro meses de obras de revitalização, deve voltar a ser aberto ao público que visita a usina até o final de semana. Mais confortável e com avançados sistemas de áudio e vídeo, o auditório ficou tão moderno quanto os cinemas de última geração. De acordo com o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, responsável pela gestão do Turismo na empresa, esta foi apenas a primeira etapa da revitalização do CRV e do Complexo Turístico Itaipu (CTI).
Nos últimos dias, uma equipe da Superintendência de Serviços Gerais, área responsável pela reforma do espaço, esteve no local para definir os últimos detalhes da obra. Na ocasião foi testado o novo sistema de som (Dolby Digital 7.1) e vídeo. Alguns ajustes nas poltronas concluirão a reforma ainda esta semana.
Para aumentar o conforto e a qualidade visual e acústica, a reestruturação foi completa, do piso ao teto. O trabalho incluiu a substituição das antigas poltronas por outras mais modernas e a reformulação dos sistemas de ar-condicionado e de som e vídeo. O resultado foi a mais completa reforma já realizada no auditório, utilizado desde 1983.
Mais qualidade – De acordo com Rafael Momtingelli, gerente de projetos da empresa responsável pela instalação dos novos equipamentos de áudio e vídeo, a reforma tem tudo para agradar. “Esses equipamentos utilizam tecnologia de ponta, que apresentam ótimos resultados”, garante. Apenas o retroprojetor, que foi adquirido pela Itaipu no ano passado, não foi substituído.
Segundo o engenheiro eletricista Alexandre Silva de Vargas, da Divisão de Infraestrutura, que acompanhou todo o procedimento de instalação dos novos equipamentos, “a sala ganhou muito em termos de qualidade térmica e acústica.” Não por acaso: o novo sistema de ar-condicionado ficou muito mais potente, com quatro máquinas de 15 toneladas de refrigeração.
O isolamento acústico da sala foi reforçado. A parte superior das paredes foi totalmente revestida com lã de vidro e cobertas com tecido; a inferior teve revestimento em chapas de madeira. Nos pisos, agora há carpete com base emborrachada .
O novo forro também é termoacústico, com lã de vidro. As poltronas antigas foram todas substituídas por outras, mais modernas e confortáveis, com espaço para acomodar cadeirantes e obesos. Toda a fiscalização da obra foi realizada pela Superintendência de Serviços Gerais, por meio do Departamento de Infraestrutura.
Revitalização do Complexo Turístico – Segundo Piolla, a segunda etapa de obras no CTI será ainda mais abrangente. “Vamos redimensionar o espaço das lojas, para que os turistas passem por dentro delas ao sair dos passeios; teremos uma grife de produtos com a marca Itaipu e outra do Ñandeva; o espaço da lanchonete será ampliado, para instalação de um café-bistrô; haverá mais espaço para atendimento nos guichês e será instalada uma casa de câmbio”, revela o superintendente.
“Pretendemos, ainda, fazer uma modernização da fachada do CRV e reformar a casa dos fundos, para que ela funcione como um espaço de recepção para agentes de viagens e guias de turismo”, afirma Piolla. Segundo ele estão previstas ainda a impermeabilização da laje e a melhoria das condições do piso e dos sanitários.
E a revitalização vai além. Até a metade do ano estará em funcionamento o novo sistema de transporte, que será adquirido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu, que explora comercialmente os atrativos do CTI. As visitas panorâmicas serão realizadas por ônibus especiais, de dois andares, os chamados double-decker, semelhantes aos que atendem os turistas em Curitiba e em Salvador.
Até o final do próximo ano devem ficar prontas as obras de revitalização da Iluminação da Barragem, juntamente com a construção do novo Mirante Central, que terá um pavilhão panorâmico 360 graus e espaço para lojas e café-bistrô. Tudo isso para dar mais conforto e qualidade no atendimento aos visitantes. “Estamos inaugurando uma nova etapa no atendimento ao turismo na Itaipu”, afirma Piolla.