A sequência de feriados deste primeiro quadrimestre de 2009 movimentou a busca dos turistas brasileiros pelo Parque Nacional do Iguaçu. O número de visitantes do Brasil de janeiro a abril chega próximo aos 200 mil, um aumento de 13% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. A tendência de crescimento também se observa no número de visitantes vindos de outros países do Mercosul, que aumentou em quase 12%.
No total, a unidade de conservação brasileira recebeu 411 mil visitantes até abril de 2009, um fluxo de pessoas quase 2% maior do que o registrado nos primeiros meses do ano passado.
Esses números alimentam a expectativa de que novos recordes de visitação sejam alcançados ao longo deste ano, uma vez que em 2008, mesmo com poucos feriados prolongados, o Parque Nacional do Iguaçu alcançou o recorde histórico em seus 70 anos de existência. Foram 1,154 milhão de visitantes, 9,3% a mais do que em 2007. "Para 2009, nossa meta é passar de 1,2 milhão visitantes", diz Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu.
Foz do Iguaçu Destino do Mundo – A conquista do recorde de visitação ao Parque Nacional do Iguaçu em 2008 e a tendência de crescimento que tem se observado já desde o ano anterior são atribuídas ao reforço na divulgação turística de Foz do Iguaçu e à ação integrada do trade local. No segundo semestre de 2007 foi lançada a campanha Foz do Iguaçu Destino do Mundo como estratégia de unificação e integração de ações institucionais e comerciais de diversas entidades, com o objetivo de fortalecer a imagem do município e seus atrativos.
De acordo com Paulo Angeli, presidente do Conselho Municipal de Turismo, a iniciativa surgiu em um momento de crise, no final de 2006, quando a cidade estava perdendo turistas. "Isoladamente, nossas ações de divulgação e promoção eram redundantes e ineficazes. Resolvemos, então, unir forças, dividir tarefas e hoje esta nossa ideia é modelo para o país", ressalta Angeli. Desde a união do trade, em agosto de 2007, Foz do Iguaçu já participou de 65 ações de promoção como feiras, exposições, workshops, eventos e road shows com agentes, operadores de turismo e público final, realizadas em 17 países.
Outras ações, como a promoção Temporada Boa em Foz, que oferece hospedagem a preços especiais na baixa temporada, também têm sido fundamentais para impulsionar o turismo na região. Além dessas campanhas, o lançamento da candidatura das Cataratas do Iguaçu na eleição das novas sete maravilhas da natureza ajudou a colocar a cidade paranaense em evidência na mídia nos últimos meses.