A Azul Linhas Aéreas Brasileiras completou, no último dia 15 de junho, seis meses de operações. A companhia começou a voar no dia 15 de dezembro, servindo inicialmente apenas dois destinos a partir de Campinas: Salvador e Porto Alegre. Agora, passados 180 dias, já transportou mais de 650 mil clientes e espera chegar ao fim do ano com 2 milhões de clientes transportados.
Em termos de número de voos já são 74 por dia e 13 destinos servidos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Rio de Janeiro, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Manaus. Com as linhas de ônibus, são 18 as cidades conectadas pela Azul. Novas rotas entrarão na malha aérea até o fim do ano e a Azul, que atualmente tem 11 aeronaves, iniciará 2010 com 14 E-Jets Embraer. “Estamos cumprindo uma promessa feita na época do lançamento, a de criar novos mercados. Começamos a operar rotas que tinham um número baixíssimo de passageiros e hoje temos um tráfego cada vez maior. Bons exemplos são os voos Campinas-Porto Alegre e Campinas-Salvador”, disse Pedro Janot, presidente da Azul.
Azul – Fundada por David Neeleman, executivo que traz na bagagem a criação de outras três companhias aéreas, incluindo a americana Jetblue, a Azul chegou ao mercado com uma proposta diferenciada, operar com aeronaves 100% brasileiras, ligar cidades brasileiras com voos diretos e oferecer diversas freqüências por dia. Para começar a operar, a empresa encomendou 40 aeronaves Embraer e foi feita a opção de compra para outras 36.
A entrada da nova companhia já provocou um impacto imediato no mercado, com a geração de mais de 1.200 empregos diretos, devendo chegar a 5.000 em 2013, e um aumento significativo no número de passageiros no aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Os números da Azul
Total de Tripulantes: 1.217
Pilotos: 140
Comissários: 219
Voos diários: 74
Passageiros transportados: 655.484
Clientes cadastrados no Tudo Azul: 150 mil