Na volta às aulas, alguns alunos da rede pública de ensino da região Oeste do Estado terão uma boa surpresa. Várias escolas estão passando por reformas e recebendo melhorias e novas adequações que beneficiarão alunos e professores. Um exemplo vem do município de São Miguel do Iguaçu, região de Foz do Iguaçu. Ao retornarem às salas de aula essa semana, os 500 do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Parigot de Souza foram recebidos numa escola toda renovada.
Com um investimento de R$ 260 mil reais, o estabelecimento ganhou cozinha e banheiros novos, tetos reformados, as salas de aula ganharam quadros novos, a quadra coberta também recebeu alguns retoques, além de toda a pintura interna e externa do colégio.
Segundo o diretor Jaime Emir Bogorni, essa é uma conquista para a comunidade escolar que vinha sendo reivindicada há muitos anos. “Não temos como expressar nossa felicidade em ver o colégio assim, arrumado, bonito, completo. Esse era um sonho antigo dos moradores da região. Os pais, os alunos e os professores mereciam um ambiente acolhedor como este”, disse.
As obras de melhorias do colégio duraram quatro meses. Durante esse período, os alunos foram remanejados para um local que foi locado pelo Estado, não atrapalhando o andamento das atividades nem atrasando o calendário escolar.
Uma das pessoas mais felizes com a nova fase do Parigot de Souza é a merendeira Ivone Fetisch Wernke. Ela, que trabalha ali há vários anos, disse que o colégio até parece outro. “Melhorou 100% tudo por aqui, a nossa escola está linda. Ganhamos uma cozinha nova, ampla, toda adequada, e agora temos espaço para trabalhar com mais segurança e para preparar a merenda das nossas crianças”, contou.
“O investimento em educação é prioridade na atual gestão. Muito tem sido feito para melhorar a educação pública do Paraná. São melhorias em todas as áreas, do pedagógico à rede física, fazendo com que cada dia mais possamos ter um Estado forte na área educacional, proporcionando um ensino público, digno e de qualidade”, disse o superintendente de Desenvolvimento Educacional, Luciano Mewes.
Outro exemplo – O Colégio Estadual Marquês de Paranaguá, localizado em Vera Cruz do Oeste, também está sendo reformado. Mais de R$ 400 mil estão sendo investidos na reforma e adequação da escola, que funciona em dualidade administrativa com o município.
O colégio atende em torno de mil alunos nos ensinos fundamental e médio. O estabelecimento será pintado, vai ganhar uma nova cozinha, o forro trocado e as salas de aulas terão novos quadros. Além disso, a escola também receberá uma quadra de esporte coberta. As obras para a cobertura da quadra devem começar na primeira quinzena de agosto.