Vacinação contra a gripe comum para pessoas de todas as idades. Essa foi a recomendação do infectologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edmilson Migovski, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
Segundo ele, o vírus da gripe comum precisa ser evitado por pessoas de qualquer faixa etária porque sofre mutação a cada ano, podendo provocar casos de morte em qualquer pessoa que estiver com a imunidade baixa. Em razão disso, ele recomenda que, na medida do possível, "todo mundo se vacine contra a gripe comum".
Ele lembrou que o governo só disponibiliza vacinas para os idosos acima de 60 anos de idade em função do alto custo dessa política de saúde pública. A classe médica, destacou Migovski, recomenda a vacinação de crianças acima de seis meses de idade porque é a partir dessa fase que se inicia o ciclo de risco para o contágio por doenças virais.
O infectologista observou, ainda, que o período de frio propicia a disseminação das doenças virais, que se reduzem com a chegada da estação quente, a partir de setembro ou outubro.
No caso do vírus Influenza H1N1, causador da gripe suína, ele esclareceu que, embora seja popularmente atribuído aos suínos, na verdade, foi um vírus originado da gripe humana que, misturada com infestações de aves e de outros animais, provocou a mutação do vírus que acomete os porcos, gerando um vírus novo, que ainda não tem vacina específica e está sendo responsável por casos fatais.