Search

Escolas municipais retomam aulas normais na segunda-feira (17)

Foto: Agência Muncipal de Notícias
Escolas municipais voltam às aulas na próxima segunda (17)

Os alunos da rede municipal de ensino, creches  e centros de convivência escola-bairro, retornam às atividades normais nesta segunda-feira (17). Durante as duas últimas semanas as aulas foram suspensas como forma de prevenção a nova gripe A (H1N1). As crianças voltam às salas de aula, mas os cuidados continuam, com as orientações sobre a lavagem frequente das mãos, uso de álcool em gel e ambientes sempre arejados. Já os estudantes  que apresentam quadro de gripe devem permanecer em casa, além de procurar atendimento médico.

Durante o período de recesso, os estudantes não ficaram parados. Os professores passaram várias atividades pedagógicas  para serem realizadas em casa. Os alunos estavam conscientes de que esse período não foi um prolongamento das férias e que era necessário estar em contato com os livros e revisando as disciplinas ensinadas. A área administrativa das escolas funcionou normalmente  e as creches atenderam em esquema de plantão aos pais que não tinham com quem deixar os filhos.

A suspensão das aulas foi uma medida adotada pela prefeitura de Foz do Iguaçu  para tranquilizar os pais quanto ao risco da criança contrair a nova gripe e seguiu as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi foram analisadas todas as circunstâncias antes de decidir pela suspensão das aulas. A medida foi tomada porque as ausências dos alunos aumentaram muito desde o começo das aulas, que coincidiu com o crescimento nos registros de casos da nova gripe.  

Reposição das aulas – De acordo com a secretária de Educação, Joane Vilela, para que não haja prejuízos no calendário escolar, a reposição das aulas será feita de 18 de agosto a 25 de setembro. A proposta elaborada pelo município e aprovada pelo Conselho Estadual de Educação é que tanto as turmas do horário da manhã como à tarde, vão ter todos os dias meia hora a mais de aula. Durante os próximos cinco sábados também haverá aulas em todas as escolas do município nos dois turnos.

Os estudantes também vão receber atividades de estudos dirigidos. Tudo para não trazer prejuízos no aprendizado das crianças e que o calendário duzentos dias letivos de aula seja cumprido. A previsão é que o encerramento do semestre ocorra no dia 18 de dezembro.