Imagem: Divulgação |
Fase Final dos Jojups terá mais de quatro mil atletas |
A fase final dos 23º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), que será disputada de 25 de setembro a 2 outubro em Umuarama, terá a participação 4.647 atletas em 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Somando-se os 982 técnicos e dirigentes, serão 5.629 pessoas formando 543 equipes de 97 municípios.
Com a participação de seleções municipais dos dois sexos – as exceções do futebol (só masculino) e a ginástica rítmica (só feminino) –, os Jogos da Juventude são disputados em duas divisões nas modalidades coletivas: A e B. Os da Divisão A entram direto na fase final, enquanto que os da Divisão B já passaram por uma seletiva na fase regional, realizada em oito regiões do Estado, em junho.
“Este ano estamos estreando um novo ciclo da competição na fase final, em que priorizamos o nível técnico. Para isso, diminuímos o número de classificados das modalidades coletivas na fase regional, além de incluir na regional o vôlei de praia e xadrez, reduzindo também esses participantes na fase final. Assim teremos mais cidades com condições de sediar a fase final. Com um número médio de sete mil atletas, como vinha ocorrendo, poucas eram as candidatas, em razão da estrutura necessária para acomodação das delegações e árbitros, principalmente”, explicou o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
Essa redução também está ocorrendo nos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), cuja fase final será em Francisco Beltrão, de 23 de outubro a 1º de novembro. Marco Aurélio lembrou que essa é a única mudança nas duas competições. “A alimentação continua sendo oferecida pelo Governo do Estado sem custos para os municípios. O Estado ainda se responsabiliza pela acomodação das delegações em alojamentos, pelas taxas de arbitragens e pela premiação dos três primeiros colocados por modalidade e sexo, com medalhas e troféus, além do fornecimento do material esportivo”, enumerou.
Dos 97 municípios participantes da fase final, 35 deles disputarão com apenas uma equipe, logo em uma modalidade. Maringá é o município com maior presença na fase final. Estará com as 30 equipes possíveis. Em segundo lugar aparecem Curitiba e Londrina, com 29 equipes cada um. Os dois municípios só não terão representantes na ginástica rítmica. Ponta Grossa terá 28 equipes. Não participa do futebol e handebol (masculino). Com mais de 20 equipes das 30 possíveis estarão presentes os municípios de Cascavel (27 equipes), Paranavaí e Umuarama, com 26 cada, Foz do Iguaçu (25), Campo Mourão (24) e Toledo (21). Essas são as cidades com mais chances de disputarem o título geral.
Já em termos de modalidades, o atletismo é a que terá o maior número de equipes: 48. Depois aparecem o xadrez (46), futsal (43), judô (40), taekwondo (40), handebol (39), vôlei de praia (39), vôlei (38) e basquete (37). Já o número de atletas decorre do número de inscrição por modalidade. O handebol é o que tem mais: 546 atletas, nos dois sexos. O futsal tem 516, o vôlei 468, o atletismo 457, o basquete 443, e o futebol 389 equipes, só no masculino. A modalidade com menos atletas é o tênis com 88, nos dois sexos. Depois vem o vôlei de praia (105), tênis de mesa (115), ciclismo (119) e ginástica rítmica (129), só do sexo feminino.
Confira aqui os grupamentos de cada modalidade