A primavera de 2009, que inicia às 18h18 desta terça-feira (22) e vai até 15h47 de 21 de dezembro, marca a passagem do inverno (seco e frio) para o regime de verão (quente e úmido). De acordo com as informações dos técnicos do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), este ano a estação estará sob influência do fenômeno El Niño, o que implica previsão de chuvas acima da média histórica.
Durante os meses da primavera é observado um aumento natural no volume das precipitações em todo o Paraná. As chuvas são decorrentes do deslocamento de frentes, frias ou quentes, e também devido à associação das altas temperaturas com a maior quantidade de umidade no ar. A ocorrência de rajadas de ventos moderadas a fortes, granizos e grande quantidade de raios fazem parte da estação no Paraná.
Devido à influência do fenômeno El Niño, haverá maior diferença entre temperaturas máxima e mínima diárias, temperaturas próximas à média histórica e maior volume de chuvas, com grande incidência de raios e ventos fortes.
A página eletrônica da Simepar disponibiliza a visualização de mapas do Paraná com distribuição espacial mensal da chuva média e figuras com valores das evoluções da temperatura da superfície do mar onde se monitora o El Niño.