O aluno Flávio Moisés de Castro, da quarta série da escola municipal Cecília Meireles, no Parque Ouro Verde, em Foz do Iguaçu, foi o 1º colocado na categoria Produção Artística, do IX Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. O concurso teve a participação de estudantes de todo o país e irá premiar o vencedor da categoria com R$ 5 mil, que serão entregues no próximo dia 26, em Brasília.
O estudante irá acompanhado da professora Maria Andréia da Silva Gusson, que trabalhou com os alunos durante a “semana do trânsito”, realizada em setembro, o tema educação no trânsito. Nas aulas de informática os alunos tomaram conhecimento do concurso e se interessaram em participar.
Flávio montou um desenho onde mostra o comportamento correto e o errado no trânsito. (Veja ao lado). Na categoria produção artística, voltada para os alunos de primeiro ano à quarta série, o tema foi “Eu no Trânsito”. O estudante mostrou em seu trabalho a importância de se respeitar a sinalização e atravessar na faixa de segurança. Ele destacou também a conscientização em se usar o cinto de segurança, não brincar nas ruas, entre outras.
O concurso promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema trânsito, O objetivo é incentivar os diversos setores da sociedade a discutirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e a cidadania no trânsito, além de estimular a produção de trabalhos técnicos, científicos e artísticos sobre o tema.
O concurso é realizado em dez categorias: elaboração de cartaz, produção artística, poesia, fotografia, mosaico, projeto pedagógico, projetos e programas; Teses, dissertações e monografias; Campanhas de utilidade pública; Música, poesia, vídeo e paródias.
Na categoria de Flávio foram avaliados os quesitos adequação ao tema, clareza e objetividade, criatividade e originalidade, técnica aplicada, ineditismo, sequência lógica e concepção de trânsito adotada.