Foi aprovado na noite de quinta-feira (12) o estatuto geral da GarantiOeste – Sociedade de Garantia de Crédito integrada pelas associações comerciais e industriais de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, tendo como apoio a Caciopar e o IDR-Oeste – Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná. A GarantiOeste deverá atuar com recursos públicos e privados, principalmente do Sebrae, visando facilitar o acesso das empresas a financiamentos com taxas e juros mais baixos a partir da garantia que reduz os riscos de inadimplência para as instituições financeiras.
Em noite de festa, a assembleia realizada na sede da ACIFI também elegeu a primeira diretoria da GarantiOeste, que será presidida por Augusto José Sperotto, que também é vice-presidente do Sicoob de Toledo. A GarantiOeste terá ainda como vice-presidente o empresário Rodiney José Alamini, atual presidente da ACIFI; além de Joel Loh, presidente da Associação Comercial e Industrial de Toledo, como presidente do conselho fiscal.
O representante do Sebrae nacional, Alexandre Guerra, participou do evento e frisou a inovação do segmento empresarial com a iniciativa. Ele recordou que participou da implantação do primeiro SGC no Brasil, a GarantiSerra, no Rio Grande do Sul e destacou que a GarantiOeste “tem todas as ferramentas para atingir o sucesso”. Recordou que as pequenas e micro empresas foram as mais prejudicadas no momento de crise, quando os recursos a elas destinados fluíram para assegurar a saúde das grandes empresas brasileiras.
Julio Cezar Agostini, que representou Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, também enfatizou o momento histórico que, segundo ele, evidenciou o amadurecimento da classe empresarial. Parabenizou o esforço das associações comerciais e da Caciopar “nesta obra coletiva” e destacou a determinação de Nogaroli ao Sebrae do Paraná em priorizar o incentivo às iniciativas das sociedades de garantia de crédito no Estado. “A função do Sebrae é aproximar as pequenas e micro empresas das experiências mundiais e novas tecnologias”, ressaltou. Atualmente, segundo Agostini, além da SGC de Maringá e do Oeste, o Sebrae do Paraná está apoiando quatro iniciativas semelhantes em Londrina, Curitiba (através da Associação Comercial do Paraná) e Guarapuava.
O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, observou que a “ACIFI se consolida cada vez mais como entidade de desenvolvimento da nossa cidade”. Ele ressaltou avanços no processo de integração regional, mencionando a realização, no início do ano, de um seminário de gestão pública, evento promovido pelas prefeituras de Foz, Cascavel e Toledo. “Isso acelerou o processo de integração e permitiu avanços que até então pareciam inimagináveis no serviço público”, disse, ao acrescentar: “nesta noite acontece mais um passo na integração da sociedade do Oeste, e com certeza será de um sucesso extraordinário”.
O presidente da ACIFI, Rodiney Alamini, afirmou que a formação da GarantiOeste demandou muito trabalho, mas também criou um vínculo entre as associações comerciais que não vai mais parar. “Tenho certeza que as mudanças necessárias no país vão começar pelas cidades e pelas regiões”, afirmou, ao defender a integração regional.