O escritor mexicano Enrique Leff, ex-coordenador da rede latinoamericana de Educação Ambiental do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), lançou na tarde desta quarta-feira (18), durante o 7º Encontro Latinoamericano de Desenvolvimento Sustentável, a obra “Ecologia, Capital e Cultura – A territorialidade da problemática ambiental”.
Para o lançamento, foi realizado um debate com o autor e com as presenças de importantes pensadores socioambientais, tais como Carlos Galano, Dimas Floriani e Carlos Walter Porto Gonçalves, que é autor do prefácio da obra. “É um marco para nós termos o lançamento de uma obra com conteúdos tão expressivos e com a presença de nomes como esses, que por sinal também fazem parte do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata”, afirmou Nelton Friedrich, diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional.
A obra foi apresentada por Porto Gonçalves, que destacou o “olhar atento de Leff sobre os movimentos sociais e sobre a questão territorialização”, que na opinião dele constitui o tema mais importante dentro do debate ambiental. “Hoje se discute muito a mudança de paradigmas, mas sem se discutir como mudar a sociedade que criou esses paradigmas. O Enrique (Leff) identifica nos movimentos sociais os novos vetores capazes de mudar a sociedade”, afirmou Gonçalves.