Search
Previous slide
Next slide

Cerca de duas mil pessoas participam do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

O governador Roberto Requião e o vice-governador Orlando Pessuti anunciaram na noite desta quarta-feira (2), na abertura do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, em Foz do Iguaçu, investimentos de R$ 100 milhões em pavimentação nos municípios paranaenses. “Não se trata de financiamento. Trata-se de investimento do Estado, a fundo perdido”, ressaltou o governador.

Participam do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, que se estende até sexta-feira, cerca 2 mil pessoas – agentes públicos como prefeitos, vereadores e secretários municipais – de 310 municípios paranaenses. Além de anunciar o investimento em pavimentação, na solenidade de abertura do encontro o governador falou sobre crise global e propostas de desenvolvimento para o Brasil.

 
 
Requião criticou ainda o neoliberalismo. Na avaliação do governador, foram a visão e as práticas neoliberais que – entre outros problemas – ocasionaram distorções que hoje prejudicam os municípios, reclamadas pela maior parte dos prefeitos.
 
Entre essas distorções está a redução na arrecadação de tributos que são compartilhados com as unidades da federação. Há mais ou menos 20 anos, explicou Roberto Requião, 80% das receitas da União vinham de impostos como o sobre produtos industrializados (IPI) e o de renda. “Pela pressão das políticas neoliberais foram criadas contribuições financeiras não compartilhadas. Hoje, esse índice é de 40%, ou seja, caiu pela metade”, comparou o governador.
 
Além do governador e do vice Orlando Pessuti, discursaram na solenidade de abertura do encontro o secretário de Desenvolvimento Luiz Forte Netto; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Moacir Elias Fadel Júnior, o superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Marcelo de Campos Costas, o coordenador do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jefferson Nogaroli, o diretor-presidente de Itaipu Binacional, Jorge Samek, o ex-governador José Elísio Ferraz de Campos, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, o presidente da Assembleia Legislativa, Nélson Justus, e o senador Álvaro Dias.
Previous slide
Next slide