Search
Previous slide
Next slide

Ipem encerra operação de natal e faz alerta aos consumidores

Previous slide
Next slide

Os técnicos da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis) do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/PR) encerraram a operação especial “Papai Noel”, e fazem um alerta aos consumidores para que adquiram somente produtos com o selo do Inmetro, principalmente brinquedos.

De acordo com o gerente do Gefis, Roberto Tamari, “é preciso que o consumidor esteja atento na hora das compras por causa dos riscos para as crianças, caso tenham contato com um brinquedo que não possua o selo do Inmetro”. Além disso, a orientação também é para que o consumidor adquira produtos somente em lojas devidamente regulamentadas e estabelecidas, evitando comprar artigos de vendedores de rua ou sem comprovação de procedência.

No relatório, os técnicos que realizaram a operação especial em todo o Paraná, nas últimas semanas, registraram a apreensão de 744 brinquedos irregulares, de um total de 26.070 verificados em 45 estabelecimentos comerciais visitados. Além de brinquedos, foi feita também a verificação de luminárias tipo “pisca-pisca”. Foram verificadas mais de duas mil unidades, com a apreensão de 37, em 20 estabelecimentos visitados.

Nos próximos dias serão divulgados os resultados da operação que está verificando produtos natalinos como panetones, nozes, castanhas, avelãs, vinhos, espumantes, champanhes, frutas secas e cristalizadas, pernil suíno, tender entre outros. Os técnicos estão conferindo se o consumidor vai levar para casa produtos com qualidade em conformidade e se as dimensões e o peso dos produtos estão de acordo com o que está detalhado na embalagem.

“Papai Noel” – Todos os anos, por recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), técnicos do IPEM realizam a operação especial “Papai Noel”, com o objetivo de retirar do mercado brinquedos e produtos que não estejam de acordo com as especificações da legislação federal. O gerente do Gefis explica que, a exemplo do ano passado, “os focos principais este ano foram os brinquedos e luminárias tipo pisca-pisca, que dependem de especificações impostas por legislação especial”.

Para poder ser legalmente comercializado, qualquer brinquedo tem de ser certificado pelo Inmetro. O selo existe nos brinquedos que não oferecem nenhum risco às crianças e que são adequados à idade especificada na embalagem. Significa que o produto passou por testes de toxidade do material empregado e por outras avaliações de segurança em relação ao seu formato – se é ou não pontiagudo e se pode oferecer algum risco em seu manuseio.

Previous slide
Next slide