Search
Previous slide
Next slide

Em 2009, Itaipu teve a quarta maior produção da história

Previous slide
Next slide

Foto: Jesus Coutinho
Itaipu teve a quarta maior produção de energia da história

Em um ano de reservatórios cheios, Itaipu atingiu a quarta maior produção anual de energia em seus 25 anos de geração. Foram 91.651.808 megawatts-hora (MWh) produzidos ao longo do ano passado. Embora a previsão inicial fosse de um novo recorde, o volume de produção de energia em 2009 foi motivo de comemoração para os profissionais da Área Técnica.

“A demanda de energia do sistema diminuiu nos últimos meses do ano, principalmente em dezembro”, explica o gerente interino da Superintendência de Operação, Celso Torino. De acordo com ele, em dezembro a produção foi baixa, quando comparada à do mesmo mês em outros anos. Foram 6.725.157 MWh gerados no último mês do ano.

Torino explica que a produção de energia depende de três fatores: vazão do rio, performance da usina e demanda do sistema. Os dois primeiros estavam muito bem, mas o último nem tanto. “Como os reservatórios de todo o país estiveram, e estão, cheios, não houve tanta necessidade de utilizar a produção de energia de Itaipu”, diz.

De acordo com o gerente interino do Departamento de Operação do Sistema, Alberto de Araújo Bastos, Itaipu começou o ano com uma produção elevada de energia, pois os níveis dos reservatórios do País estavam bastante baixos. Em março, por exemplo, a produção foi 8.545.907 MWh, bem acima da média anual. Alberto lembra que se chegou debater a redução da cota mínima de operação da usina.

“No começo do ano o sistema teve muita dependência de Itaipu, porque a realidade era exatamente a oposta da atual”, conta. “As chuvas chegaram atrasadas e os reservatórios estavam baixos”. Em meados do ano, as chuvas vieram fartas e encheram os reservatórios de todo o País. Para Celso Torino, começar o ano com os reservatórios cheios significa um 2010 de tranquilidade energética. Água não vai faltar.

Previous slide
Next slide