Autoridades do turismo de Foz do Iguaçu se encontraram na manhã deste sábado (09) para comemorar os 71 anos do Parque Nacional do Iguaçu. Entre os presentes o diretor do parque, Jorge Pegoraro; secretário do turismo, Felipe Gonzalez; presidente do Convention & Visitors Bureau, Camilo Rorato; superintendente de comunicação Itaipu Binacional, Gilmar Piola; juntamente com o capitão de fragata, Ricardo Dondeo e da força verde, Marcos Soares dos Santos, festejaram o aniversário com a comunidade e imprensa.
Pegoraro aproveitou a oportunidade e anunciou vários investimentos que serão realizados pela concessionária no interior da unidade de conservação, como a reforma da trilha que dá acesso as quedas, para melhor conforto e segurança. Aquisição de mais três ônibus, que deverá começar a atender os turistas já em março. O diretor do Parque comentou que a intenção é dobrar a frota até 2012.
Deve ser anunciado ainda no primeiro semestre de 2010 o novo projeto do centro de recepção de visitantes (CRV) que irá contar com um auditório para aproximadamente 300 pessoas. Além de mais guichês espaço amplo para atendimento.
A nova licitação de um dos principais passeios dentro do PNI, Macuco Safári, também deve elevar a qualidade para os turistas. O processo licitatório incluir um levantamento econômico e até o terceiro mês deste ano deve ser aberto.
Outra benfeitoria que eleva o grau de visitação da unidade de conservação é a conclusão do Hotel das Cataratas, pelo grupo Oriente Express. Foram R$ 50 milhões gastos com a remodelagem dos quartos e salões do prédio de época.
PNI – Criado através do decreto lei nº 1.035 em 10 de janeiro de 1939, o Parque Nacional do Iguaçu brasileiro está em uma área de 185.262,2 ha. Em 1986 recebeu o título, concedido pela UNESCO, de Patrimônio Natural da Humanidade.
Visitação – O trade turístico comemora a marca de 1 milhão de visitantes, mas sabe que esse número precisa se elevar nos próximos anos. “Fazemos expectativas boas para 2010. Mesmo tendo um número positivo, 2009 foi marcado pela H1N1 e também pela crise global que espantou os turistas da cidade, porém estamos investindo com todo o setor para capitalizar investimentos e visitação”, disse Jorge Pegoraro.
A comerciante, Yoga Coelho dos Santos, de Vitória no Espírito Santo, conheceu as Cataratas pela primeira vez há 15 anos. “Agora está tudo muito diferente, e esses investimentos não podem parar”, disse.