Em Foz, já a partir da segunda-feira, 1º de fevereiro, a prefeitura inicia a divulgação, convocando a população a proteger suas famílias e comunidades. "A única forma de vencermos a luta contra o mosquito é cada um fazer a sua parte, responsabilizando-se por sua casa e seu quintal", afimou o Secretário Municipal da Saúde, Gilber Ribeiro. A convocação para aderir à campanha também se estende aos empresários da cidade.
A campanha Hora H é a primeira de uma série de mobilizações que estão previstas no município. Depois da folia de Carnaval, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pretende realizar o primeiro grande mutirão do ano, envolvendo os Agentes de Controle de Endemias (ACEs), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e o Exército. Entre as ações, estão previstas visitas domiciliares, recolhimento de entulhos e aplicação de inseticida por meio do fumacê.
O último boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde mostra que em Foz já foram notificados esse ano 1.184 casos de dengue. Em 393 pacientes, a doença foi confirmada, sendo que 105 são de outros municípios ou países.