Três postos de saúde localizados na região de Três Lagoas vão ser reformados pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. De acordo com o prefeito Paulo Mac Donald as obras serão realizadas com recursos do Ministério da Saúde, com contrapartida do município.
O pedido pela reforma e ampliação das unidades básicas de saúde é antigo. Em 2009 os moradores da região nordeste reclamaram ao executivo, em um Ato Público realizado em agosto.
O assunto já foi abordado pelo vereador José Carlos Neves (PMN) na Câmara Municipal. Ele foi autor de uma indicação ao prefeito em fevereiro pedindo atendimento 24 horas no local.
“A região tem 40 mil habitantes, o que já é suficiente para justificar o funcionamento interrupto de uma unidade”, explicou o vereador.
“A unidade precisa de mais médicos e também de uma melhor estrutura para receber os pacientes e funcionários”, relata o presidente da Associação dos Moradores da grande Três Lagoas, Geraldo Colombeli.
Reforma – A unidade básica de saúde da família Sol de Maio, além da reforma também será realizada uma grande ampliação. O posto que hoje tem 118 metros quadrados vai ganhar mais 245 metros quadrados de área construída. O projeto segue a regulamento técnico de planejamento, programação, elaboração para estabelecimentos de saúde, previstos pela Anvisa.
Foram priorizadas as questões de espaço e fluxo de pessoas, ventilação, iluminação e gerenciamento do lixo. Com a obra a unidade vai contar com uma recepção ampla e confortável com capacidade para 70 pessoas sentadas. O número de consultórios também será aumentado passando de um para cinco. O consultório de odontologia vai ganhar duas novas cadeiras.
Também serão montadas salas de esterilização, curativo, vacina, inalação, coleta de exames, pré-consulta, aplicação de medicamentos. Além da parte administrativa com almoxarifado e copa, e sanitários , que incluem adaptações para atender portadores de deficiência.
Segundo o secretário de Planejamento, Wádis Benvenutti, ainda está semana deve ser emitida a ordem de serviço autorizando o início das obras no posto São João. Serão investidos R$ 270 mil do Ministério da Saúde, com uma contrapartida de R$ 46 mil do município. Para as outras duas obras a previsão é que sejam abertas licitações no próximo mês.