Search
Previous slide
Next slide

Começa a vistoria dos veículos de transporte escolar

Previous slide
Next slide

Os donos de veículos que fazem o transporte escolar devem estar atentos à exigência da vistoria anual para a realização do trabalho. Esse ano eles contam com uma novidade. Antes de passar pela vistoria do Instituto de Transporte e Trânsito (Foztrans), será necessário também comparecer ao Ciretran. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que também cabe ao estado fazer a verificação dos carros que fazem o transporte de estudantes. Só depois da posse do certificado emitido pelo Ciretran o motorista deve procurar o Foztrans.

 
A intenção é facilitar a identificação do transporte no caso de alguma reclamação

O atendimento no Instituto de Transporte e Trânsito está sendo feito das 8 às 14 horas. A vistoria nos veículos segue até o dia 12 de fevereiro. O responsável pelo veículo de transporte escolar deve apresentar a certidão emitida pelo Ciretran e retirar o boleto de pagamento de taxa de vistoria no valor de R$ 47,34. Depois do pagamento é feito o trabalho. Os fiscais do Foztrans verificam itens obrigatórios de segurança e também de exigências previstas na legislação municipal como trava nas janelas, iluminação no teto, numeração do veículo, condições dos extintores, pneus, tacógrafo.

O município possui hoje uma frota escolar de 154 veículos entre vans e ônibus. Neste ano eles deverão trazer fixado nas portas  o número do cadastro do veículo no Foztrans. A intenção é facilitar a identificação do transporte no caso de alguma reclamação. Os proprietários que não fizerem a vistoria correm o risco de ter o veículo apreendido durante os trabalhos de fiscalização que serão realizados pelo Instituto de Transporte e Trânsito, a partir da segunda quinzena de fevereiro. Além de pagar uma multa no valor de R$ 473,40 a pessoa terá que fazer as adequações necessárias e exigidas pela legislação para ter o veículo de volta e continuar trabalhando.  
Previous slide
Next slide