O prefeito de Foz do Iguaçu Paulo Mac Donald Ghisi exonerou, a pedido, a secretária da Fazenda e servidora concursada Elenice Nurmberg. O decreto está publicado no Órgão Oficial.
Elenice permaneceu cinco anos à frente da pasta, período marcado por uma série de denúncias que estão sendo investigados pela Câmara Municipal e Ministério Público. O cargo de Nurmberg será ocupado pelo servidor de carreira, Reginaldo Adriano da Silva, que era diretor da pasta.
Entenda o caso – Poucos meses antes da eleição, em 2008, o então vereador Djalma Pastorello apresentou uma denúncia envolvendo fraudes no pagamento de tributos ao município. A secretária da Fazenda na época, Elenice Nunrbeg, havia comentado que a fraude era verdadeira, mas havia sido feita por funcionários da própria secretaria. Por se tratar de ano eleitoral a Comissão de Finanças da Câmara, que chegou a convocar servidores e a secretária para prestar depoimentos, foi rápida e pouco apurada pelos vereadores. Os documentos foram enviados ao Ministério Público.
Uma nova fraude foi constatada no início de 2009, quando um documento veio a tona onde indicava, supostamente, que uma empresa pagou diretamente suas dívidas do IPTU na secretaria. O documento trouxe depoimentos de um contador de um empresário, onde ele afirma que pagou seu IPTU na secretaria da Fazenda, uma no valor de R$ 100 mil e outra de R$ 5 mil. O contador relatou que entregou o dinheiro para uma pessoa, mas não se lembra quem, e saiu da Secretaria com a Certidão Negativa de divida quitada. Lembrando, que o pagamento de IPTU deve ser pago no banco, utilizando o carnê fornecido pela prefeitura. Semelhante às denúncias realizadas em 2008, a do início do ano relata fatos ocorridos no ano de 2005, quando aproximadamente 100 pessoas tanto Física, quanto Jurídica receberam ‘Certidão Negativa’ de quitação de débitos fiscais sem terem pagado ao menos um real aos cofres públicos.
* com Boca Maldita
Leia mais sobre PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇU assinando o RSS. Clique aqui e faça o cadastro para receber as informações em seu e-mail.