Search

A importância da Ginástica Laboral

Foto: Divulgação
Oséias Rodrigues é professor da academia Effect

Um dos problemas que mais tem afetado as empresas são os distúrbios na saúde dos funcionários. Na maioria das vezes, tais distúrbios são ocasionados devido a esforços repetitivos, pressão diária por maior produtividade e longa jornada de trabalho.

Nos últimos anos, tem surgido uma conscientização crescente tanto nos aspectos de prevenção como manutenção vital. Já na área da ginástica, especialistas procuram não somente um melhor desempenho do funcionário no local de trabalho, como também a prevenção de lesões profissionais, surgindo então a Ginástica Laboral.

A Ginástica Laboral (GL) pode ser conceituada como um conjunto de práticas físicas, elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas.

Essas práticas físicas são exercícios específicos que têm a finalidade de prevenção da fadiga muscular, diminuir o índice de acidentes do trabalho, corrigir vícios de postura, aumentar a disposição do funcionário e prevenir doenças ocupacionais, sendo então realizados no local e horário de trabalho e consequentemente proporcionando aumento da produtividade com qualidade.

A ginástica laboral visa tanto a valorização como o incentivo à prática de exercícios físicos tanto na promoção de qualidade da saúde assim como no desempenho de atividades profissionais. Dentro deste enfoque, a Ginástica Laboral tem ganhado destaque no Brasil, sendo utilizada como uma importante ferramenta, dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de lesões nos músculos ligados a atividades dentro do ambiente de trabalho.

A ginástica laboral traz também grandes benefícios para as empresas (rendimento e produção), motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.

Fontes:
DIAS. M. F. M. Ginástica laboral: Empresas gaúchas têm bons resultados com ginástica antes do trabalho, 1994.
VIEIRA. A. A qualidade de vida no trabalho e o controle da Qualidade Total. Florianópolis: Insular, 1996.
LIMA, V. Ginástica Laboral: atividade física no ambiente de trabalho. São Paulo: Phorte, 2003.