O Campeonato Paranaense de Futsal da Chave Ouro já tem data para começar. Ficou decidido no arbitral realizado neste sábado (6) em Foz do Iguaçu que o torneio terá início no dia 13 de março, com previsão de término para 24 de novembro.
Foz do Iguaçu está confirmado na Chave Ouro com dois representantes. Sexto colocado em 2009, a Adeafi participará novamente da competição em 2010. O presidente do clube, Valdeci Rolim de Freita confirmou a contratação do técnico Joel de Locco. Também foi confirmada a vinda do ala Anderson. Durante a semana ele chegou a ser anunciado pelos dirigentes do Foz Futsal, mas o presidente Valdeci disse que já estava apalavrado com o jogador.
“Antes de viajar de férias, o Anderson me deu sua palavra de que acertaria com a Adeafi. Fez algumas exigências, que prefiro não comentar. Nós cumprimos essas exigências e por isso ele jogará conosco”, disse o proprietário do Foz Adeafi. A estreia do time será contra o São Lucas de Paranavaí, ainda sem local definido, devido às dificuldades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu em ceder ginásios para disputas dos jogos na cidade. Valdeci de Freita disse ainda que o time poderá mandar jogos em Santa Terezinha, Medianeira ou Marechal Cândido Rondon. “Quadras não faltarão pra gente jogar”, garantiu.
O Foz Futsal, comandado pelo técnico Xepa (vice-campeão paranaense com o São Miguel) é uma das cinco novas equipes que farão parte da Chave Ouro em 2010 (as outras são Marreco, Palotina, Aquárius de Telêmaco Borba e Clevelândia). Porém, o Foz Futsal, que este ano disputa a Liga Nacional de futsal, será apenas o nome fantasia, já que a vaga pertence ao Beltrão Futsal. O fato é que houve um acordo entre Foz Futsal e Beltrão, por isso grande parte dos jogos será em Foz do Iguaçu, outros em Francisco Beltrão. Inclusive, quem participou do arbitral foi um representante de Francisco Beltrão. O pontapé da nova equipe iguaçuense está marcado para Londrina, contra o Colégio Londrinense.
Foi confirmada também a presença do Foz Futsal na Chave Prata. O time que foi inscrito na Chave Bronze, herdou a vaga na Prata pela desistência de outros times. Essa equipe da Chave Prata contará somente com atletas de Foz do Iguaçu, dando prioridade às categorias de base, como explicou o supervisor do Foz Futsal Natanael Cardoso de Araújo. “O time do Foz Futsal na Chave Prata será para a valorização dos atletas de Foz do Iguaçu, para tentarmos resgatar essa escola da modalidade existente na cidade. Daremos mais oportunidades aos atletas que representarão o município nos Jogos da Juventude neste ano”.
Dois times confirmaram desistência da competição em 2010. Foram eles Pato Branco e Rio Branco de Paranaguá. Aquárius de Telêmaco Borba e Clevelândia foram convidados pela Federação, conforme manda a regra e completam o grupo dos 16.
Fórmula de disputa – A Federação Paranaense de Futebol de Salão deu oportunidade aos clubes apresentarem ao longo da semana do arbitral, sugestões de fórmulas de disputas para o Campeonato Paranaense da Chave Ouro. Apenas duas equipes enviaram suas propostas à Federação: Umuarama e Imperium Guarapuava.
Uma votação entre os representantes das 16 equipes da Chave Ouro elegeu, entre três propostas – da Federação, de Umuarama e de Guarapuava – a de Guarapuava como a fórmula a ser disputada. De acordo com a fórmula, as duas primeiras fases serão mantidas iguais à fórmula da Federação. Ou seja, na primeira fase as 16 equipes jogam entre si em turno único, classificando os 12 primeiros para a próxima etapa. Na segunda fase, as 12 equipes são divididas em dois grupos com seis times cada. Esses times jogam entre si dentro de seus grupos em turno e returno, classificando os quatro primeiros de cada grupo para a terceira fase.
A terceira fase, que antes era disputada em jogos eliminatórios, agora dividirá as oito equipes em dois grupos com quatro times cada, jogando novamente em turno e returno e classificando os dois primeiros de cada grupo às semifinais. Aí passa a entrar também a fórmula de disputa sugerida pelo Umuarama. Nela consiste em o time que tiver melhor campanha na somatória das duas primeiras fases, decidir a segunda partida da semifinal em casa, assim como a final.
Exigência da Federação – Para 2010, a Federação Paranaense de Futebol de Salão exige que os times relacionem para os jogos da primeira fse, entre os 12 atletas a que têm direito, pelo menos dois jogadores com idades entre 17 e 20 anos. Caso contrário, serão punidos. A regra que também foi votada pelas 16 equipes, não agradou a todos os presentes.
Foto: Divulgação |
Joel de Locco voltará a comandar o Foz Adeafi |
Joel de Locco, experiente treinador de futsal e que estará de volta a Foz do Iguaçu para comandar o Foz Adeafi, foi um dos que não concordou com a nova regra, mesmo com o presidente do clube onde irá trabalhar, ter votado a favor. “Se eu fosse dirigente de clube, eu teria votado contra. Primeiro porque foi algo imposto pela Federação e segundo porque não trará nenhum resultado positivo aos clubes que aderirem à essa regra. Você se vê na obrigação de ter que tirar da lista dois jogadores que estão treinando, e recebendo salários, mas não podem jogar por estarem acima da idade permitida. Esses atletas precisam ser valorizados nas categorias deles. É sub-17, disputem campeonatos sub-17. É sub-20, disputem campeonatos sub-20”, desabafou o treinador.
Paranaense de Futsal Chave Ouro 1ª rodada
Copagril x Clevelândia
Umuarama x Aquarius
Cascavel x Marreco
São Miguel x Palotina
Adeafi x Paranavaí
Guarapuava x Paraná Clube
Ciagym x Campo Mourão
Col. Londrinense x Foz Futsal/Francisco Beltrão