Parceria entre Sebrae/PR e APL, no oeste paranaense, possibilitou a participação de 17 empresas do município na 34ª edição da Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil e Bebê (FIT 0/16)
Para quem pensa que moda, no Brasil, só se faz no eixo Rio-São Paulo, uma informação surpreendente: a cidade de Terra Roxa, no oeste do Paraná, se destaca como polo nacional do vestuário infantil. Com pouco mais de 16 mil habitantes, o município possui 48 indústrias de confecção infantil. O setor responde, além de 30% da economia local, por um terço da geração de empregos diretos e indiretos.
Mercado – Contudo, para se garantir no mercado é preciso mais do que tradição e os empresários de moda bebê de Terra Roxa não param de buscar novidades. Com o apoio do Sebrae/PR e do Arranjo Produtivo Local (APL) Moda Bebê de Terra Roxa, indústrias de moda infantil participaram da 34ª edição da Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil e Bebê (FIT 0/16), nos dias 19 e 20 de janeiro, em São Paulo. Menos de um mês depois da Feira, as indústrias do município já começam a colher os primeiros resultados.
A responsável pelo setor de criação de uma das indústrias de moda bebê em Terra Roxa, Maria Bergamo, aproveitou as tendências observadas na Feira e já começou a pensar na nova coleção. “Além de conferir o mercado, aproveito para fotografar nas ruas, ver o que as pessoas estão usando e criar em cima de tudo isso. Para este ano, a moda bebê de verão vai ser cheia de detalhes, estampas, tecidos acetinados, bolas e muita listra”, comenta Maria Bergamo, que “observa” a Feira há onze anos.
Para o consultor do Sebrae/PR em Toledo, Alan Alex Debus, o resultado das visitas em feiras, tanto nacionais e internacionais, pode ser medido na qualidade da produção apresentada por esse grupo. “Por meio do APL, os empresários têm a oportunidade de se relacionar melhor com o mercado. Eles buscam, além das tendências e inovação, perceber como está o setor em outras cidades e regiões. E o resultado do crescimento, dessa experiência adquirida, pode ser facilmente percebido nos produtos idealizados por este grupo”, afirma o consultor.
Um bom exemplo vem de uma das indústrias de moda para crianças de zero a um ano de idade, com sede no município. Alguns modelos criados pela indústria já apareceram até mesmo em rede nacional de televisão, vestindo o menino José, sobrinho de Helena, personagem de Thaís Araujo, a protagonista da novela das oito.
A gerente de compras da indústria, Maria Aparecida Domeni, garante que o sucesso de bons produtos é um misto de estudo de mercado, tendências e muito trabalho. “Queremos levar bons produtos para o consumidor e, para isso, é necessário muito estudo e empenho. O bom é que o resultado fortalece a marca e, também, o arranjo produtivo local e a cidade”, complementa.
Parceria – Segundo o secretário-executivo do APL Moda Bebê de Terra Roxa, Osvair Mauro “Bali” Frasson, o APL, em parceria com o Sebrae/PR, realiza caravanas para viagens empresariais ao menos duas vezes por ano. “Aproveitamos para reduzir os custos e trocar experiências. Por meio da integração entre as indústrias de Terra Roxa, conseguimos interagir com o mercado, buscar informações e até mesmo conquistar novos mercado devido ao contato com representantes”, avalia Bali.
A próxima FIT acontece em junho. O APL já inicia os preparativos. “Não somente as empresas que fazem parte do APL estão convidadas a participar dessa próxima viagem, como todas as outras empresas que trabalham com moda infantil. Para isso, basta entrar em contato conosco”, orienta o secretário-executivo. O telefone do APL Moda Bebê de Terra Roxa é (44) 3645-3229.