Search
Previous slide
Next slide

No oeste do Paraná, lançamento do Desafio Sebrae 2010 será em Cascavel

Previous slide
Next slide

Cidade que teve equipe campeã da etapa estadual, na edição 2009 do Desafio Sebrae, será sede do lançamento da próxima edição do jogo; o evento está marcado para esta quinta-feira, dia 25, no escritório do Sebrae/PR de Cascavel, a partir das 9 horas

O Sebrae/PR lança nesta quinta-feira, dia 25, a décima primeira edição do Desafio Sebrae, para diretores, reitores, coordenadores, professores, universitários, presidentes de diretórios acadêmicos, representantes de empresas júnior e imprensa, da região oeste do Paraná. O café da manhã, organizado pela entidade, começa às 9 horas, na sede do Sebrae/PR, em Cascavel, que fica na Avenida Tancredo Neves, 1.262.
 
As inscrições para o maior jogo de empreendedorismo do mundo podem ser feitas por universitários de todo o Estado entre 10 de março e 15 de abril pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Neste ano, os estudantes irão administrar virtualmente uma fábrica de instrumentos musicais por meio do software desenvolvido pelo Sebrae Nacional e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).
 
Segundo o consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Emerson Durso, muitas das instituições de ensino superior já conhecem a sistemática do jogo, mas o lançamento da edição 2010 vai pontuar algumas novidades. “A intenção é apresentar um cronograma de datas e explicar o funcionamento do jogo. Em Cascavel, também vamos contar com a participação especial de membros da equipe vencedora da etapa estadual do ano passado”, explica o consultor.
 
Luís Antonio De Marchi foi o representante da equipe “Comigo não tem perigo”, vencedora da etapa estadual do Desafio Sebrae 2009. Na época, De Marchi era acadêmico do curso de Tecnologia em Análise de Sistemas e hoje, já formado, tem planos de abrir empresa no segmento de Informática. “A participação no jogo foi inesquecível. Fiquei sabendo por meio de uma reunião na minha faculdade e convidei amigos para participar. Aprendi muito sobre como administrar uma empresa, coisa que antes, eu não tinha a mínima noção”, avalia.
 
Podem participar do jogo estudantes universitários de qualquer curso ou universidade, desde que se inscrevam por equipes (de três a cinco participantes). A taxa de inscrição será de R$ 30,00 por equipe e o jogo terá início em abril. Em 2009, o Paraná foi destaque nacional, registrando o maior número de inscrições. Ao todo, 20.015 universitários participaram do jogo que simula, virtualmente, o dia a dia de uma empresa. Somente na região oeste, foram 3.109 inscritos, o que gerou a participação de mais de 750 equipes.
 
A expectativa para este ano, da coordenação do Desafio Sebrae no Estado, é que mais de 20 mil estudantes participem do jogo, repetindo o recorde atingido no ano que passou. Nesta edição, o desafio dos estudantes será o de administrar uma fábrica de instrumentos musicais. As primeiras etapas acontecerão virtualmente por meio do software desenvolvido pelo Sebrae Nacional e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).
 
O jogo – Depois de se inscrever, as equipes têm os meses de abril e maio para baixarem o jogo pela internet e montarem a empresa: escolhem o nome, localização, contratam funcionários, fazem o orçamento. Em seguida, a Coppe começa a enviar os problemas para as equipes, que se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução. “Para cada problema há uma espécie de gabarito, que são as decisões empresariais esperadas pelos coordenadores que formularam os problemas. Quanto mais as decisões das equipes se aproximarem do gabarito, mais pontos a empresa receberá e melhor será a colocação dos participantes”, explica André Rossi, consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Desafio Sebrae.
 
O jogo é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio estado, divididas em chaves. Os vencedores da etapa paranaense serão conhecidos em outubro. As duas últimas fases, a semifinal nacional, programada para acontecer neste ano entre 26 a 30 de novembro, e a final nacional, de 3 a 6 de dezembro, são presenciais, em Recife quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.
 
Os prêmios para os vencedores estaduais são iPod Touch e capacitações no Sebrae/PR. Na semifinal nacional, cada participante de cada uma das oito equipes classificadas para a final nacional receberá como prêmio um notebook. Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem de 10 dias para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo na Europa. Além do Brasil, mais sete países sul-americanos promovem suas edições do Desafio Sebrae: Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai.
Previous slide
Next slide