Search
Previous slide
Next slide

Município insere programa de escola integral

Previous slide
Next slide

A escola municipal Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila C, em Foz do Iguaçu, foi a pioneira, no fim do ano passado, e implantou o ensino integral em todas as turmas. Agora o novo ano letivo começa com mais uma escola atendendo os alunos durante todo o dia. Também a escola municipal Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, tem estudantes que optaram pelo tempo integral na escola.

A direção da Érico Veríssimo ofereceu aos pais, na hora da matrícula, a opção do ensino integral. Dos 1.026 alunos matriculados, 460 estão freqüentando a escola das 8h às 17h. No horário em que não estão em sala de aula eles desenvolvem atividades complementares, que são realizadas no centro de convivência escola-bairro.

Pela manhã são 186 crianças participando do contra turno e no período da tarde são 274. As atividades começam às 8h. Quem está matriculado de manhã vai para a sala de aula e quem estuda à tarde vai para o centro de convivência.  Todos recebem café da manhã, lanche e almoçam na escola. Tem ainda o lanche da tarde. A saída ocorre às 17 horas.

No contra turno os alunos do ensino integral participam todos os dias de quatro atividades no centro de convivência.  Duas são fixas nas quadras e na piscina e as outras duas são culturais e educativas. Por exemplo: os estudantes freqüentam as aulas de informática e cinema, ou aulas de leitura e xadrez, mas sempre vão depois para as quadras e piscinas, para recreação e esporte. Cada atividade dura cerca de 50 minutos. As crianças que tem dificuldade de aprendizagem recebem nesse período reforço pedagógico.

 

 Arnaldo Isidoro – A escola municipal Arnaldo Isidoro de Lima, iniciou o segundo ano de aplicação do ensino integral com novidades nas oficinas curriculares, realizadas no horário em que não estão em sala de aula. As crianças estão tendo aulas de artes plásticas e cênicas;  áudio-visual (cinema), circo, artes marciais, capoeira, recreação e esporte. Outra novidade é a aula sobre qualidade de vida, onde elas aprendem conceitos básicos de alimentação, higiene, economia entre outros.

A programação do ensino integral também prevê a hora de descanso para as crianças. Isso ocorre logo depois do almoço. Elas têm um tempo para cuidar da higiene, escovando dentes, lavando as mãos e trocando de roupa. Na seqüência elas podem aproveitar para assistir a um filme, na sala de cinema, fazer leitura na biblioteca ou até mesmo tirar o um cochilo.

O modelo que está funcionando na Arnaldo Isidoro e Érico Veríssimo, oferece uma grade curricular bastante parecida ao ensino integral da rede particular. A iniciativa não só mantêm  o aluno dentro da escola, mas também está  focada na aprendizagem e formação dos estudantes. A intenção é que ele tenha uma grande bagagem não só pedagógico, mas também cultural e social.

Previous slide
Next slide