Search
Previous slide
Next slide

Maior jogo de empreendedorismo é apresentado no oeste do Paraná

Previous slide
Next slide

Na décima primeira edição do Desafio Sebrae, considerado o maior jogo de empreendedorismo do mundo, universitários e estudantes de instituições de ensino superior terão como meta administrar uma fábrica de instrumentos musicais. A disputa entre os universitários inicia apenas em junho, mas a expectativa para as novidades do jogo, neste ano, já é grande.

Em Cascavel, no oeste do Estado, representantes das instituições de ensino superior e imprensa local tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Desafio Sebrae 2010, na última quinta-feira, dia 25, durante um café da manhã servido no escritório regional do Sebrae/PR do município.

Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz, o encontro teve como objetivo destacar a importância do empreendedorismo ao estudante, ainda na fase da graduação. “O mercado de trabalho dificilmente vai conseguir acolher todos os recém-formados. Assim, abrir o próprio negócio será uma das alternativas para muitos desses futuros profissionais. O Desafio Sebrae estimula no estudante atitudes empreendedoras e o envolvimento em negociações empresariais. O desafio agora é despertar no estudante a vontade de participar e, para isso, queremos contar com o apoio da imprensa e professores das universidades de todo o país”, afirma Hotz.

 Para participar do jogo, os universitários precisam estar legalmente matriculados em qualquer curso de graduação. As equipes podem ser constituídas de, no mínimo três e, no máximo, cinco estudantes, independente do curso ou instituição de ensino, desde que, estejam no mesmo estado. “Na edição passada, por exemplo, a equipe vencedora da etapa paranaense tinha integrantes de três universidades diferentes da cidade de Cascavel e de cursos variados: Publicidade e Propaganda, Administração e Análise de Sistemas”, explica o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.

As inscrições das equipes poderão ser feitas via Internet no site www.desafio.sebrae.com.br, do período de 10 de março até 15 de abril. Durante os meses de abril e maio, os participantes deverão baixar o jogo virtual e começar a traçar os primeiros perfis para a empresa como nome, localização, funcionários e orçamento. A partir de junho iniciarão a fase de disputas regionais e em outubro, serão conhecidos os vencedores da fase estadual.

As duas últimas fases, a semifinal nacional, programada para acontecer neste ano entre 26 a 30 de novembro, e a final nacional, de 3 a 6 de dezembro, são presenciais, em Recife quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão. Os prêmios para os vencedores estaduais são iPod Touch, Modem 3G com TV Digital e capacitações no Sebrae/PR. Na semifinal nacional, cada participante de cada uma das oito equipes classificadas para a final nacional receberá um notebook.

Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem de dez dias para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo na Europa. No Desafio Sebrae, o professor que mais indica alunos a participar do jogo também é recompensado. “Como prêmio à dedicação, um professor vai ganhar uma viagem para conhecer a Feira do Empreendedor, em Recife”, destaca Emerson Durso.

Previous slide
Next slide