Dezessete entidades representativas da sociedade organizada de Foz do Iguaçu vão divulgar aos eleitores a real chance dos candidatos que disputarão cargos eletivos em outubro deste ano. A iniciativa visa aumentar a representatividade de Foz do Iguaçu, principalmente na esfera federal, através de uma campanha que esclareça o eleitor sobre o cenário eleitoral, a partir de uma pesquisa feita por um instituto idôneo. Dessa forma, as entidades trabalharão o apoio somente a candidatos com viabilidade eleitoral.

Também ficou definido que a ACIFI e outras entidades irão buscar alianças com lideranças empresariais e políticas de municípios da microrregião Oeste, para elevar ainda mais as chances de eleger um ou mais deputados federais que defendam essas bandeiras. “Essa é uma ideia nova, a de unir os lindeiros, já que os grandes projetos são institucionais da microrregião”, afirmou o delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e conselheiro da ACIFI, Derseu de Paula. Ele observou, no entanto, que a campanha deve seguir rigorosamente as regras da legislação eleitoral.
Reivindicações – O presidente do conselho Danilo Vendruscolo, e a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, afirmaram aos representantes das entidades convidadas que a campanha visa também a formulação de um documento com os projetos e programas essenciais ao desenvolvimento de Foz do Iguaçu que será apresentado os candidatos que disputarão as eleições deste ano. “Queremos o comprometimento deles nesses projetos que são resultado de uma consulta ampla, não somente junto aos associados da ACIFI, mas também com toda a comunidade”, explicou Elizangela.
Dentre os projetos mais lembrados nesta consulta, ressaltou Vendruscolo, estão a duplicação da BR 277, entre Medianeira e Cascavel; a duplicação da BR 469; a construção de um portal na entrada da cidade; a segunda ponte sobre o Rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai; a Hidrovia do Mercosul; entre outros. Vendruscolo, entretanto, observou que durante a etapa da consulta popular, várias pessoas manifestaram a vontade que fosse promovida uma campanha que pudesse aumentar as chances de representatividade de Foz.