O governador Roberto Requião vai transferir, nesta quarta-feira (10), a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. A solenidade será em Florianópolis (SC), durante reunião da qual também participam os governadores dos outros estados membros, Yeda Crusius (RS) e André Puccinelli (MS).
A presidência do Codesul é rotativa entre os quatro estados, que têm um ano de mandato cada. Requião assumiu o cargo em março de 2009, em Foz do Iguaçu. “Fizemos um trabalho eficiente, com intensa participação de órgãos federais, inclusive na elaboração do documento que defende a criação de políticas de cooperação transfronteiriça e que será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda este mês”, avaliou o secretário do Codesul/PR, Santiago Gallo.
Santiago destacou que o objetivo do Codesul é a harmonização das políticas públicas entre os quatro estados, e os trabalhos são pensados de forma a desenvolver todas as regiões, fomentando setores como comércio, indústria, agricultura, educação, ciência e tecnologia. “Os estados conseguiram trabalhar bem no momento da crise econômica mundial, por exemplo, quando tiveram o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como agente financiador, evitando o desemprego e a queda na renda da população”, disse.
BRDE – Ainda no evento, o BRDE vai apresentar os resultados do trabalho desenvolvido em 2009 e o plano de ação para 2010. São projetos feitos principalmente para dar suporte e fomentar os Arranjos Produtivos Locais (APLs) no âmbito do Codesul e projetos de integração produtiva com Argentina. O programa de apoio aos APLs inclui intensificar a troca de experiências e de tecnologia entre arranjos com a mesma produção, como madeira e móveis, têxtil, confecções e metalmecânica.
Da esquerda para a direita: André Puccielli(governador do Mato Grosso do Sul),governador do Paraná Roberto Requião, Yeda Crusius(governadora do Rio Grande do Sul), Luiz Henrique da Silveira(governador de Santa Catarina) no encontro do CODESUL em Gramado-RS |
Ferrosul – Estará em pauta no evento a criação da Ferrosul, uma ferrovia pública de gestão compartilhada pelos quatro estados do Codesul, cuja instalação foi proposta no encontro em Campo Grande, em novembro do ano passado. O projeto teve como modelo a Ferroeste, ferrovia pública paranaense que planeja construir novos ramais e recuperar aqueles já existentes de forma a interligar os estados da região Sul.