Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu poderá ganhar unidade da Aliança Francesa

Previous slide
Next slide

 Nos dias 17 e 18 deste mês, a Associação de Cultura Franco-Brasileira de Foz do Iguaçu receberá a visita do francês Yann Lorvo, delegado geral da Aliança Francesa no Brasil. Ele virá conhecer as instalações e a estrutura da entidade iguaçuense sem fins lucrativos que há mais de 15 anos tem o compromisso de ensinar o idioma e a cultura francesa. Nesse período mais de 1.200 pessoas já foram matriculadas na associação.

O ano letivo começou no dia 1º deste mês e a novidade este ano é que a instituição funciona em nova sede, na Rua Marechal Deodoro, nº 1108. A associação dispõe de cursos regulares, semi-intensivos e intensivos, conversação, francês para hotelaria e também para viagens. Entre os diferenciais estão aulas preparatórias para os exames internacionais DELF e DALF e atividades culturais como cinema francês, ateliê de leitura e palestras para entender a cultura do povo francês ou como dizem o savoir a faire (saber fazer) e o savoir vivre (saber viver) francês. “Uma das características da nossa associação é levar aos alunos um pouco da França contemporânea, dotada de grande pluralidade e muita riqueza cultural urbana”, destaca o presidente da Associação Franco-Brasileira, José Tadeu de Almeida.
 
Influência francesa no Brasil -O Brasil conta hoje com 39 Alianças Francesas distribuídas em 19 capitais e 29 cidades do interior. No Paraná, apenas Curitiba e Londrina contam hoje com Aliança Francesa. “Nossa expectativa, portanto, é receber a homologação como Aliança Francesa e assim nos tornarmos a quadragésima unidade no Brasil e a terceira em nosso estado”, afirma Tadeu.
 
Além de ser a única instituição reconhecida internacionalmente pelo Ministério da Educação da França para o ensino do francês, a Aliança Francesa é também a única escola autorizada a emitir os certificados DELF / DALF, reconhecidos em toda a União Européia e suas unidades ainda servem de apoio aos turistas e cidadãos franceses. 
 
Levantamentos indicam que cerca de 200 mil brasileiros estudam francês. Entretanto, a influência da cultura francesa vai além da língua. Desde palavras como abajur e camelô, até conceitos de moda, gastronomia e costumes: muito disso veio da França.
 
Previous slide
Next slide