Cerca 1.500 alunos das quartas séries de 15 escolas municipais de Foz do Iguaçu, participaram do projeto “Foz Cidade Água”, realizado pelo Rotary Club Três Fronteiras. Esse é o quinto ano da iniciativa, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação e gerenciamento de recursos hídricos. Os estudantes produziram redações sobre o tema e os melhores trabalhos serão premiados na terça-feira (6), com passeios, almoço, certificados e jantar.
Durante uma semana, de 18 a 24 de março, sócios do Rotary Club Três Fronteiras, visitaram as escolas selecionadas para participar do projeto. Eles fizeram palestras destacando como cada um pode ajudar na preservação, conservação e não poluição dos rios e nascentes. Mostraram também a importância da economia em relação à utilização da água, além do aspecto turístico, já que a água está presente nas belezas naturais do município. A intenção é que as crianças aprendam sobre o assunto e sejam multiplicadores dessa conscientização em suas casas e na comunidade.
No fim da apresentação todos receberam material informativo sobre o assunto e foram convidados a produzir um texto sobre o tema. Os professores também participaram. Esta semana foi encerrada a análise das redações apresentadas e escolhidas a vencedoras. A comissão julgadora do Rotary selecionou um representante de cada escola. Já na categoria para professores foram eleitos os três melhores trabalhos.
Nas redações das crianças foram usados como quesitos a sensibilidade, a consciência crítica, capacidade discursiva e o entendimento da mensagem passada durante a palestra. Já para os professores foram levados em consideração critérios técnicos.
Premiação – A premiação dos vencedores na terça-feira (6), iniciará às 8h, com um café da manhã no Foz Plaza Hotel, depois eles seguirão para o Parque Nacional do Iguaçu. Lá farão na parte da manhã o passeio de barco do Macuco, depois almoçarão no restaurante Porto Canoas. À tarde as crianças percorrerão as trilhas de acesso às Cataratas, os três professores vencedores farão um sobrevoo de helicóptero, sobre as quedas. Os passeios serão encerrados com uma visita ao Parque das Aves.
No fim da tarde todos participarão de uma sessão de cinema no Iguassu Boulevard. E a partir das 20h, na Casa da Amizade, os estudantes e professores vencedores, acompanhados de suas famílias receberão certificados do projeto. Na sequência será servido um jantar de confraternização. O projeto Foz Cidade Água, a cada ano, seleciona entre quinze e vinte escolas para participar do trabalho. Nessa edição de 2010 as escolhidas foram as escolas municipais Padre Luigi Salvucci, Arnaldo Isidoro de Lima, Jorge amado, Ademar Marques Curvo, Professora Suzana Balen, Altair Ferrais da Silva “Zizo”, Santa Rita, Júlio Pasa, Professora Lúcia Marlene, Olímpio Rafagnin, Adele Zanotto Scalco, Cora Coralina, Professor Pedro Parigot, Antônio Gonçalves Dias e Benedito Cordeiro.