Search
Previous slide
Next slide

Vice-reitor da Unila toma posse em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

O vice-reitor da UNILA – Universidade de Integração Latino Americana, Gerônimo de Sierra, do Uruguai, tomou posse na segunda-feira (5). Em seu discurso de posse Gerônimo de Sierra destacou a responsabilidade do cargo. "Estamos trabalhando nisso há dois anos, mas a responsabilidade de representar os colegas dos outros países da América Latina na administração da Unila é grande, mas também é uma honra que eu aceito com muito gosto", contou. Disse também que a implantação da universidade latinoamericana é uma experiência muito rica e visa principalmente dinamizar e estreitar o vinculo acadêmico com os países da América Latina.

Adriana Weska, representante do MEC, anunciou que veio trazer o certificado orçamentário dos recursos destinados à construção da UNILA.  “Isso possibilita a licitação para o início das obras. Na medida em que as etapas de construção forem cumpridas o Ministério da Educação libera as parcelas por metragem de serviços executados”, informou. Além disso, o MEC destinou orçamento de R$ 306 milhões para as obras da Unila.

O reitor Hélgio Trindade fez uma reflexão sobre a posse do vice Gerônimo de Sierra e a importância da universidade sobre dois aspectos: o fato de ser latinoamericana e regional/local. “Este foi o DNA da Universidade Federal do Paraná – UFPR, ao aprovar a posse de uma pessoa estrangeira. Um ato que reafirma o perfil latinoamericano da UNILA. Gerônimo é nosso aliado estratégico neste trabalho”.  Além desta dimensão, pretende manter a comunicação regional/local, à medida que a instituição já existe no imaginário da população. “A partir de agora vamos buscar os representantes políticos do estado, da região e local, para esta interação”, considerou.

O diretor geral da Itaipu, Jorge Samek também abordou a importância de uma universidade como a UNILA na vida das pessoas. “Penso que nosso trabalho deve ser uma questão de retribuição de dívidas, que nós temos com as instituições e pessoas”, disse referindo-se a UFPR onde estudou. “Quando nós temos uma oportunidade como esta de retribuir, a tantos professores, doutores, a tanta dedicação e empenho, com a implantação de universidade latinoamericana, é uma satisfação muito grande, uma gratidão imensa”, colocou Samek.

Previous slide
Next slide