Aproveitando essa mudança de clima, resolvi fazer uma sopa em plena segunda feira, ainda mais que sempre sobram aqueles pedaços de carne assada e mandioca do domingo. Tudo isso pode ser aproveitado para se fazer uma saborosa sopa.
Sopas são preparações que usam como substrato um caldo mais ou menos concentrado, perfumado e saboroso, obtido pela fervura em água de carnes, aves, pescados, ossos, aparas e legumes aromáticos.
Lembrando que sopas são super nutritivas e de fácil digestão. Mas como tornar sua sopa ainda mais saborosa, aromática, colorida e muito mais rica em nutrientes? Aqui vai a dica, evite a cocção prolongada de certos ingredientes!
Muita gente tem o costume de jogar tudo dentro da panela e deixar horas fervendo. Por exemplo, você vai usar um pimentão na sua sopa, seja ele verde, vermelho ou amarelo, numa cocção prolongada ele vai ficar murcho, perderá a cor e seu aroma vai se dispersar. Experimente colocá-lo junto à sopa 5 minutos antes de servir o prato. Assim você vai manter todo o aroma e o sabor do pimentão sem perder o colorido. Mesma coisa com o cheiro verde (cebolinha, salsinha, manjericão). O correto é adicioná-las quando ou prato estiver pronto, ou diretamente sobre o prato servido.
Imagem ilustrativa, só para dar ainda mais "vontade" de saborear uma deliciosa sopa |
Então vamos fazer nossa sopa por etapas. Cozinhe a batata ou a mandioca a parte, cogite a idéia de fazer um purê após o cozimento das mesmas. Ao mesmo tempo faça um caldo aromático, junte ossos (opcional), louro, talos de salsão, talos de salsinha, tiras de cenoura, cebola com cravos e deixe cozinhando na água em fogo baixo. Pique os legumes a serem usados e de uma pré-refogada se preciso. Numa palena quente com óleo e alho (ou gengibre) sele a carne (ou a lingüiça, paio, tiras de frango, tiras de carne, costelinha, etc.), adicione ervas que suportem longo período de cocção (alecrim, manjerona, tomilho, louro), e após isso adicione o caldo aromático (coado) e a batata ou a mandioca bem amassada ou picadinha. Caso você use cenoura esse é o momento de junta-la a panela. Deixe cozinhar até o momento em que o amido de uma textura consistente ao caldo. Esse é o momento de adicionar os legumes aromáticos (crus) e os não aromáticos (refogados). Corrija o sal e em mais ou menos em 5 minutos desligue o fogo e sirva. Não se esqueça do parmesão ralado, do cheiro verde, do fio de azeite e das torradinhas com alho e orégano.
O segredo é ir adicionando os elementos de acordo com o momento exato, aproveitando o que cada ingrediente tem de melhor para oferecer, respeitando o limite de cada ingrediente e moldando cada cor e cada colher de sabor.
Nesse frio que está chegando, abusem de cenoura, louro, alho, gengibre, alecrim, manjerona e ervas frescas em geral.
Continuamos na próxima semana!