O posto de pesagem da BR-277 em Cascavel – próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal – foi ampliado pela Ecocataratas e volta a funcionar na terça-feira (13). A partir desta data, os motoristas que utilizarem este serviço encontrarão uma nova estrutura, com plataforma de pesagem reconstruída e equipamentos de precisão que foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM/PR) para garantir a eficácia nas fiscalizações.
Nove funcionários da Ecocataratas trabalham nesta estrutura. Além deles, agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) acompanham a operação em tempo integral para emissão de notificações em caso de irregularidades.
Como determina a lei, é obrigatório que todos os veículos de carga e ônibus passem pela balança. No caso de excesso de peso, o motorista deverá fazer a redistribuição da carga, equilibrando o peso ou fazendo o transbordo para outro veículo até que fique dentro das normas exigidas. Os que descumprirem a lei e não passarem pela balança poderão ser autuados pela Polícia Rodoviária Federal.