Search
Previous slide
Next slide

Cada detalhe do seu prato pode fazer diferença na sua saúde

Previous slide
Next slide

Dando continuidade a matéria da semana passada, eu citei a idéia de abusarem de cenoura, gengibre, alho, louro, alecrim, manjerona e ervas frescas em geral. Mas porque esses ingredientes? Por se tratarem de elementos simples, de fácil acesso, baratos, ricos em aromas e com grande poder imunológico ao nosso organismo. Agora vou falar um pouco mais sobre eles essa semana.

A cenoura pode ser usada em saladas, caldos, sopas etc., sendo rica em provitamina A, e vitamina B e minerais como magnésio, ferro, cálcio, potássio, fósforo, arsênico, níquel, cobre, iodo e manganês. Muito importante para visão, já que a retina do olho consome continuamente matérias clorofílicas amarelo-vermelhas para a formação de um pigmento intensamente vermelho, a púrpura retiniana. Elemento importante para a capacidade de visão, na adaptação a luminosidade. (Coelhos enxergam no escuro, não?)

O louro é rico em essências, podendo ser usado em caldos, sopas, refogados, assados, feijões e marinadas. Medicinalmente utilizado como anti-séptico, relaxante, diurético e estimulante do sistema imunológico. Na aromaterapia alivia dores menstruais, câimbras, retenção de líquidos e viroses.

Já o gengibre tempera carnes, aves, peixes, camarões, sopas, caldos, picles e conservas, maioneses, chutneys, compotas, doces, chás e sucos. Rico em óleos essenciais que protegem o estômago, ajuda na digestão e inibe náuseas e vômitos. Fortalece pulmões e rins. Diversos estudos confirmam sua reputação de ser um afrodisíaco. Para fraqueza e perda da libido. (Gengibre neles (as)!)

Agora um dos meus preferidos, o alho tempera tudo, dá alma para pratos nobres e triviais. É um calmante intestinal e um bactericida. Estudos recentes revelam que a sua ingestão regular reduz o risco de câncer no esôfago, estomago e colo. Longe de ser o mais romântico dos temperos, reza a lenda que o alho levanta forças, limpa o corpo e o ambiente, as mágoas e os maus-olhados. Usado por bruxas na idade média nos preparos protetores. Soldados romanos comiam alho diariamente em suas longas caminhadas, acreditavam que além de renovar o sangue, o alho os protegiam da magia negra e das forças do mal. (Que tal um alho pendurado no retrovisor interno do carro?) 

E o alecrim? “O alecrim não admite melancolias, tristezas, tremores, nem desmaios de coração. Conforta e recreia todas as partes e membros interiores e exteriores do corpo alegram e fortificam todos os sentidos” (Almanaque do século XVI). Usado em sopas, peixe e carnes, aromatizante de manteiga e molhos. É a erva da juventude, com poderosa atividade antioxidante, protetora principalmente do fígado. Para aqueles dias de estresse, cansativos e desanimadores recomendo um chazinho de alecrim pela manhã, garanto a vocês que realmente ajuda no bom humor, é usado na fitoterapia como estimulante contra a depressão.

A irmã mais discreta do orégano, a manjerona é mais sofisticada de aroma e sabor suave, combinando com pizza, macarrão, molho de tomate, salada, peixe, ave, anchova, carne grelada. Com propriedades sedativas e antibacterianas, a manjerona é usada no tratamento de problemas digestivos e inflamações bucais. Na Grécia antiga se dizia que a manjerona tinha sido criada pela deusa Afrodite, como símbolo da felicidade.

Observaram que cada pequeno detalhe do seu prato pode fazer diferença na sua saúde? Que pra ter uma alimentação saudável é importante a variação de alimentos? Como eu já citei na última semana, cada ingrediente tem algo pra dar, algo que só ele tem. Não adianta você encher a barriga de arroz e feijão, ou só de macarrão e pensar que você está bem alimentado. Não basta encher a barriga, alimente sua alma, invista em cores e aromas, tente se ver no prato, “você é aquilo que come” ou “me diga o que comes, que direi quem tu és”.

Tentem fazer uma análise do que consomem, se isso ou aquilo realmente é necessário na sua alimentação. Faça um parâmetro entre necessidade psicológica e necessidade fisiológica. Respeite seu corpo, respeite a si mesmo. Pense muito bem antes de engolir qualquer coisa por aí. Se alimente bem e trabalhe seu corpo, tenha uma vida saudável.

Quando adoecemos é por que algo em nosso organismo está desregulado, está errado. E isso pode ser reparado simplesmente pela alimentação. De repente você está com aquela gripe terrível e tudo que você precisa é de um suco de laranja e um local mais arejado. Talvez esteja com aquela ansiedade danada, experimente tomar infusões de camomila. Azia? Infusão de 20g de manjerona para cada litro de água (tomar um copo após as refeições). Está de churriu? Adicione flocos de aveia na sua alimentação. Flatulência? Apenas coma devagar e mastigue muito bem os alimentos ou utilize muita sálvia nos seus cozidos.

Notou que você não precisa gastar horrores de dinheiro na farmácia? Sua solução pode estar na garfada de cada dia!

Qualquer dúvida ou dica só entrar em contato (kleber.mauri@hotmail.com)

E obrigado a todos vocês que estão visitando e comentando aqui no Clickfoz!

Previous slide
Next slide