Em 2010, o Desafio Sebrae, jogo que simula o processo de gestão de uma micro e pequena empresa, desafia universitários a administrar uma fábrica de instrumentos musicais. Para participar, estudantes do oeste do Paraná, de qualquer curso superior, devem formar equipes, com no mínimo três e no máximo cinco alunos, e se inscrever no jogo pelo site www.desafio.sebrae.com.br, até esta quinta-feira, dia 15.
Para ter acesso ao material do jogo, a equipe deve pagar uma taxa de R$ 30,00. Depois de se inscrever, tem os meses de abril e maio para baixarem o jogo pela internet e montarem a empresa. Os estudantes escolhem o nome, localização, contratam funcionários, fazem o orçamento. Em seguida, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), entidade parceira do Sebrae Nacional na elaboração do software do jogo, começa a enviar os problemas para as equipes, que se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução.
O jogo é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio estado, divididas em chaves. Neste ano, os vencedores da etapa paranaense serão conhecidos em outubro. As duas últimas fases, a semifinal nacional, programada para acontecer neste ano entre 26 a 30 de novembro, e a final nacional, de 3 a 6 de dezembro, são presenciais, em Recife quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.
Os prêmios para os vencedores estaduais são troféu, iPod Touch, capacitações no Sebrae/PR. Na semifinal nacional, cada participante de cada uma das oito equipes classificadas para a final nacional receberá como prêmio um notebook. Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem de dez dias para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo na Europa.
Estímulo – Para divulgar o Desafio Sebrae 2010 e estimular a participação dos universitários no oeste do Paraná, foram realizados eventos como o lançamento para a imprensa e instituições de ensino superior; demonstrativo do jogo para professores e coordenadores de cursos universitários; blitze de sensibilização em várias universidades; além da veiculação de propagandas em mídias voltadas para o público jovem. Neste ano, também serão premiados os professores. Aquele que indicar o maior número de universitários, por região, vai ganhar uma viagem para Recife e acompanhará a final nacional da disputa, no mês de dezembro.
Jovens empreendedores – A mais recente Pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor, divulgada no início de abril, demonstra que a população empreendedora brasileira está concentrada entre os jovens, nas idades de 18 e 34 anos, atingindo 52,5%. Do total de empreendedores, 20,8% estão na faixa de 18 a 24 anos enquanto 31,7% encontram-se entre 25 e 34 anos. Na última pesquisa, divulgada em 2009, a taxa de jovens entre 18 a 24 anos que empreendiam no Brasil ficou em 15%.
O aumento do empreendedorismo nessa faixa etária de 18 a 24 anos mostra que os jovens estão investindo na ideia de abrir uma pequena empresa. Mas, para que esses negócios tenham êxito, é fundamental que os jovens busquem ferramentas para realizar um bom planejamento, antes de abrir o seu empreendimento. Participar do Desafio Sebrae pode ajudar nesse processo, já que o jogo simula, de forma virtual, a administração de uma pequena empresa.