Imagem: Divulgação |
Movimento Águas Grandes defende construção na região norte de Foz e não no Porto Meira |
A Audiência Pública requerida pela vereadora Nanci Rafain Andreola (PDT), para debater a construção da segunda ponte interligando Brasil e Paraguai, será no dia 20 de abril, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.
Através da Audiência Pública a população poderá participar desse projeto, especialmente os moradores da região do Porto Meira, onde ponte deverá ser construída.
A determinação do local escolhido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) para a construção está gerando polêmica entre os moradores
O acordo entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República do Paraguai para a construção de uma segunda ponte internacional sobre o rio Paraná, já é discutido desde 1992, mas só foi firmado definitivamente em 4 de dezembro de 2008 através do decreto nº 6.676.
Segundo o acordo, a construção da ponte entre as localidades de Foz do Iguaçu e Puerto Presidente Franco seria necessária para diminuição do fluxo de passageiros e cargas na Ponte da Amizade e os custos decorrentes da elaboração de estudos técnicos e ambientais, dos projetos básico, executivo, de engenharia e da construção da ponte, serão cobertos pelo Governo Brasileiro.