A orquestra de violões Sonarte foi formada em outubro de 2008 pelo maestro Cristiano Roberto Galli, professor de múscia há 13 anos em Foz do Iguaçu, da escola que leva o mesmo nome da orquestra, Sonarte. Depois de tantos anos ensinando música decidiu reunir alguns de seus alunos, ex-alunos e amigos estava em sua mente. Além de buscar uma nova perspectiva em sua carreira colocando em prática seu curso de regência e sobretudo por causa da sua paixão pela música clássica.
Apresentações – A orquetra de Violões Sonarte se tornou conhecida pelas apresentações em locai inusitados, levando a música clássica para todo lugar sem preconceito. Seus primeiros conecertos, em maio de 2009 foram realizados no evento Café com Teatro no Zeppelin Old Bar. Além deste foram realizadas apresentações na Assemib, Seproc – Semana de Produção Cultural Unioeste, Jam Sasion, mostra de pintura de Rogério Silva e Hani Michal, ExpoRondon, Festival da Casa do Teatro no Teatro do Barracão de Foz do Iguaçu, Casulo Rock Bar, exposição de artes na Assemib e do evento FIBRA.
Em seu repertório constam obras dos mais destacados compositores, tais como Bach, Vivaldi, Beethoven, Villa-Lobos, Mozart entre outros. A Orquestra é Composta em sua totalidade por professores.