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Desafio Sebrae será representado por mais de 3,4 mil estudantes do oeste

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Somente no oeste do Estado, o número de inscritos ao Desafio Sebrae 2010 cresceu em 32% em relação ao ano passado, atingindo o número de 3.448 inscrições. Ao todo, 21.196 universitários paranaenses manifestaram interesse em participar do jogo que simula, virtualmente, o dia a dia de uma empresa. O Paraná ficou na frente, em números absolutos, de outros estados com populações universitárias maiores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O resultado das inscrições foi divulgado na última sexta-feira, dia 16, pelo Sebrae/PR.

Desde fevereiro, quando o Desafio Sebrae foi lançado oficialmente com cafés da manhã para professores e representantes de instituições de ensino superior, o Estado vinha registrando um número estável de inscrições. Porém, esse número disparou na última semana, na medida em que a estratégia do Sebrae/PR, para divulgar e apresentar o jogo no Paraná, começou a surtir resultados. Um dos picos de inscrições que deram ao Estado o primeiro lugar no ranking nacional ocorreu na última quinta-feira, quando saltou o número de inscrições.
 
Segundo o consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Emerson Durso, na região oeste foram realizadas blitze do Desafio Sebrae 2010 diretamente nas universidades. “Esse contato direto com os estudantes foi uma das principais estratégias de divulgação do jogo. Junto aos professores e coordenadores de cursos, levamos as explicações sobre a dinâmica do Desafio Sebrae aos grupos de universitários. Assim, o número de inscritos é resultado da parceria entre as instituições de ensino superior e o Sebrae/PR”, enfatiza o consultor.
 
Este é o segundo ano consecutivo em que o Paraná registra recorde de inscrições. Em todo o Brasil, foram 158.484 inscrições. São Paulo ficou logo abaixo do Paraná e registrou 17.790 inscrições; Minas Gerais, 12.247; Rio Grande do Sul, 11.187; Pará, 9.510; Bahia, 7.861 e Mato Grosso, 7.035. Para o coordenador estadual do jogo, André Luis Rossi, “o recorde de inscrições mostra que o empreendedorismo é um tema que desperta o interesse nos paranaenses e, sobretudo, nos jovens”.
 
De acordo com a última Pesquisa GEM (Global Entrepeneurship Monitor), divulgada em abril deste ano, o empreendedorismo entre jovens está em alta. A população empreendedora brasileira está concentrada entre os jovens, nas idades de 18 e 34 anos, atingindo 52,5%. Do total de empreendedores, 20,8% estão na faixa de 18 a 24 anos enquanto 31,7% encontram-se entre 25 e 34 anos. Ao analisar isoladamente os números, esta última taxa se mantém inalterada em toda a série histórica do estudo, demonstrando que é nesta faixa que se concentra a maior parte dos empreendedores brasileiros.
 
Dos 21.196 universitários inscritos no Paraná, 5.765 são do sexo masculino e 3.573 do sexo feminino. Os outros 11.858 inscritos não especificaram o sexo ao qual pertencem. A segmentação por idade ficou assim: 12.158 inscritos não especificaram a faixa etária à qual pertencem; 5.641 estão entre 18 e 22 anos completos; 1.605 estão entre 23 e 26 anos completos; 1.221 a partir de 27 anos completos; e 571 até 17 anos completos. Os cursos que mais registraram inscrições foram Administração (8.255); Ciências Contábeis (2.608); Direito (1.283); Engenharia Civil (657); Ciências Econômicas (460); Sistemas de Informática (353); Engenharia da Produção (297), Agronomia (248), Engenharia Elétrica (233) e Engenharia Ambiental (219).
 
Com as inscrições encerradas, agora é o momento dos participantes iniciarem as primeiras decisões do Desafio. “Os meses de abril e maio são destinados para que os universitários inscritos baixem o jogo pela internet e montem a fábrica de instrumentos musicais. Eles deverão escolher o nome, a localização, decidir sobre a contratação de funcionários e orçamento”, explica Emerson Durso. Em seguida, a equipe do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) começa a enviar os problemas para as equipes, que se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução.
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