De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em 2006, 2007 e 2008, Foz do Iguaçu foi considerada no segmento lazer o 2º destino mais visitado por turistas estrangeiros, perdendo apenas do Rio de Janeiro. A cidade faz fronteira com a 2ª maior economia do Paraguai, Ciudad Del Este e também com Puerto Iguassu, na Argentina. Por esse motivo, um projeto em prol do desenvolvimento de um roteiro turístico integrado que ligue as três cidades está unindo o Instituto Marca Brasil e o Polo Iguassu. As duas entidades firmam termo de cooperação na próxima quinta-feira, dia 22 de abril, às 8h30, no Recanto Park Hotel.
Para a diretora do IMB, Daniela Bitencourt, o Instituto levará o know how adquirido ao longo da gestão de importantes projetos turísticos de âmbito nacional como o Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem, Portal de Hospedagem, Economia da Experiência, Gestão dos 65 Destinos Indutores, entre outros, para auxiliar na criação de um roteiro que aumente substancialmente o número de turistas nacionais e estrangeiros na região. “Com a expertise do Marca Brasil e do Polo Iguassu e o apoio das autoridades brasileiras, argentinas e paraguaias poderemos desenvolver um trabalho que dissemine as belezas e riquezas da região promovendo o desenvolvimento do turismo e da economia local”, avalia.
Saiba mais sobre cada entidade – Instituto Marca Brasil – O Marca Brasil, fundado em 2002, é uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, que atua na realização de ações de responsabilidade social empresarial. O grande objetivo do Instituto é auxiliar na criação de comunidades mais dinâmicas, pró-ativas, sustentáveis e a parceria com alguns órgãos como o Ministério do Turismo, o Sebrae, entre outros, tem proporcionado a chance de trabalhar para que o País aproveite o enorme potencial turístico para gerar renda e crescimento econômico. Neste momento, o IMB trabalha na gestão de projetos como: Qualificação dos 65 Destinos Indutores, Portal de Hospedagem, Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem, Economia da Experiência e Desenvolvimento do Turismo Rural no Rio Grande do Sul.
Por conta do trabalho desenvolvido, o IMB já se tornou referência na gestão de projetos ligados ao turismo no País. O sucesso alcançado pela gestão do Portal de Hospedagem e do Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem foi expressivo. A parceria com entidades como ABIH, FOHB, ABR e FNHRBS foi um dos pontos altos do trabalho. Hoje, o Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem possui cerca de 2 mil hotéis cadastrados e o Portal de Hospedagem conta com 5.200 hotéis e pousadas cadastrados e já obteve 42 mil intenções de reserva.
Polo Iguassu – O Instituto Polo Internacional Iguassu é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, com características de entidade trinacional, criado para apoiar o desenvolvimento da Região Trinacional e do Mercosul. Atua nas áreas científico-tecnológica, cultural, ecológica, educacional, esportiva, de desenvolvimento institucional e sócio-econômica, com o propósito de pesquisar e propor soluções compartilhadas para o desenvolvimento regional integrado.
A missão do Polo Iguassu é fazer da Região Trinacional do Iguassu uma região integrada, com inúmeros atrativos, um lugar repleto de opções turísticas, para pessoas de todas as idades, com múltiplas possibilidades de lazer, compras e negócios. Um destino turístico verdadeiramente internacional, completo, excitante e moderno, em uma região ecologicamente privilegiada, um lugar onde se combinam e dão certas as melhores qualidades de três povos: a hospitalidade, descontração, esportividade, charme, elegância cultura e ardor comercial; fazendo com que a região seja um lugar para visitar, trabalhar, morar e investir.
SERVIÇO
O que: Apresentação e Assinatura do Termo de Cooperação entre IMB e Polo Iguassu para desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu
Quando: 22 de abril ( quinta-feira)
Onde: Recanto Park Hotel (Av Costa e Silva, 3500 – Parque Presidente – Foz do Iguaçu)
Horário: 8h30