Search
Previous slide
Next slide

A emoção do esporte!

Previous slide
Next slide

 

Inicio hoje (23/04) minha coluna sobre esportes. Primeiramente gostaria de agradecer ao portal ClickFoz pelo convite. É uma honra e prazer poder expressar e informar os leitores sobre as novidades e curiosidades do mundo esportivo. 

Conforme o Bruno falou na estreia da coluna, eu sou formada em Educação Física e mestranda em Cineantropometria e Desempenho Humano, ambos pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e claro, desde sempre uma apaixonada pelo esporte! E é exatamente sobre essa paixão e essa emoção que só o esporte proporciona que eu inicio a minha coluna.

Responda-me você, leitor: O que faz com que o esporte tenha essa força tão grande? Por que existem tantas pessoas que trocam programas sociais por um dia de Olimpíadas na TV,  ou que fazem de encontros informais uma grande concentração para assistir a final de um campeonato?

Segundo o dicionário online Michaelis Emoção é: “o estado que envolve modificações da respiração, circulação e secreções, bem como repercussões mentais de excitação ou depressão em que nas emoções intensas as funções intelectuais se desorganizam”. Complicado? Eu traduziria isso para o esporte como sendo aquele momento em que você quase se esquece de piscar durante a final dos 100m rasos no  atletismo; em que você prende a respiração quando a Jade Barbosa dispara para o salto sobre o cavalo; você solta aquele grito de emoção (que a vizinhança toda escuta, inclusive os rivais) quando o seu time marca um gol na final do campeonato; você se sensibiliza e fica triste pela lesão que impediu algum atleta de participar do campeonato mais importante de sua vida ou ainda, o momento em que você chora ao ver a superação pessoal de algum atleta, pois mais emocionante do que vencer alguém é superar os próprios limites. 

Quem nunca viu ou não se lembra da chegada emocionante de Gabrielle Andersen na Maratona de Atletismo dos Jogos Olímpicos de Verão, em Los Angeles, 1984, que ao chegar em 37º lugar cambaleando, desidratada e trançando as pernas foi mais aplaudida do que a medalhista da prova? Loucura? Não, se você considerar que aquela era a última prova dela e ela necessitava provar para si mesma que era capaz.

 

E a música do Ayrton Senna? Quem não se emociona ao escutar o tema da vitória?

Emoção é isso o que você sentiu ao ver estes dois vídeos, é o que faz você continuar torcendo para seu time mesmo com ele fora do campeonato, é acompanhar seu corredor preferido mesmo sem chances de vitória, é chorar junto quando um lutador sofre uma lesão na véspera da competição. Emoção é o que te faz sempre acompanhar o esporte. Não dá pra descrever somente com palavras, simplesmente se sente.

Emoção é o que nos mantém vivos!

Beijos e até a próxima!

Previous slide
Next slide