Search
Previous slide
Next slide

"Geração Plugado!" reunirá jovens no Refúgio Biológico em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
O projeto “Plugado!”, mantido pela Itaipu Binacional, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), e pela Casa do Teatro, promove neste sábado (24), no Refúgio Biológico Bela Vista, o encontro “Geração Plugado!”. Mais de 200 jovens de dez escolas públicas de Foz do Iguaçu participarão de atividades artísticas, culturais e educacionais. As atrações iniciam às 9h e prosseguem durante todo o dia.  
 
Segundo Gladis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA, a proposta deste dia é incentivar a juventude a participar de ações sociais e comunitárias como forma de prevenção e enfrentamento da violência e de promoção da cultura de paz. 
 
Para Joel de Lima, assistente da Diretoria Geral Brasileira de Itaipu, a empresa apoia iniciativas da sociedade civil que ajudem a elevar as condições e a qualidade de vida das pessoas, ajudando a construir uma cidade, um estado e um país melhor.
 
Plugado! – O “Plugado!” beneficia 40 adolescentes de 10 escolas públicas de bairros carentes de Foz do Iguaçu, sobretudo onde existe incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude (violência física e/ou psicológica, evasão escolar, exploração ou violência sexual, entre outros). 
  
O projeto capacita-os para desenvolver atividades de agente cultural nas escolas. A obrigação deles é repassar os conhecimentos e habilidades adquiridas para outros 400 estudantes. Eles recebem ainda um benefício mensal de R$ 100.          
 
Outra ação é o módulo de terapias em grupo baseadas na metodologia de “Rodas de Conversa”. O Plugado! promove também atividades dirigidas a professores e operadores dos direitos da criança e do adolescente do município.
 
Conforme Arinha Rocha, coordenadora do projeto Plugado! e diretora da Casa do Teatro, ao fortalecer e incentivar práticas que unem escola e comunidade; professores e estudantes é possível despertar a consciência para os problemas e soluções que interferem na vida de todos. “A busca pela paz e a condenação da violência, são alguns exemplos”, diz.
 
Programação – Para a abertura do encontro, está programada uma mesa-redonda com o tema “Cidadania e participação social da juventude”, com a presença do advogado Joel de Lima e da doutora em geografia Leila Limberger. O objetivo desta conversa é estimular os jovens a refletir e debater com a comunidade as formas e mecanismos de afirmação e participação no meio social.
 
Logo depois, os adolescentes participarão de oficinas de produção de vídeo, impressão stencil em camisetas, fotografia, street dance, danças circulares, quadrinhos, charge, arte em argila e poesia. Poderão conferir também uma exposição com o título “Quase sem querer”, uma homenagem à poesia do músico Renato Russo e seu grupo, Legião Urbana.
 
As atividades serão encerradas com um show musical da banda de reggae iguaçuense “Raizen” e da dupla Fumê & Julio, com interpretações que passeiam entre o rock and roll e o reggae. Participa ainda o músico argentino Sebastian Pereyra.
Previous slide
Next slide