Foto: Itaipu Binacional |
Com o descerramento da placa, a unidade do IFPR é inaugurada oficialmente. Até o fim do ano, serão quatro cursos em Foz do Iguaçu |
Foz do Iguaçu ganhou, agora oficialmente, duas instituições educacionais. Uma voltada para o ensino fundamental e outra para o ensino técnico. As duas obras beneficiam diretamente 1.100 estudantes, 800 deles da comunidade da Vila C, bairro vizinho da usina de Itaipu.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugurou, na quinta-feira (29), o Instituto Federal do Paraná, na Vila A. Na ocasião foi feita a entrega simbólica da escritura. Ele também inaugurou a escola municipal Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila C, e na sexta-feira (30) visitou a sede da futura Unila. As duas solenidades reuniram autoridades estaduais, municipais e diretores de Itaipu.
Da recreação ao conhecimento, o Floresta Clube, antigo lugar de encontro dos empregados de Itaipu, se transformou no IFPR. A unidade de Foz do Iguaçu começa com dois cursos e, até o final do ano, terá mais dois. Serão 300 alunos para cada ano do curso, mas o objetivo é aumentar essa capacidade.
Segundo Haddad, o Brasil está hoje na 13º posição em produção de conhecimento e caminha para estar entre os dez primeiros. “Foz do Iguaçu está incluída neste contexto, que começa com educação infantil, passa para o ensino médio e termina com a universidade”, disse o ministro.
O ministro comemorou o orçamento do MEC, que este ano chegou a R$ 59 bilhões, e o aumento do número de instituições federais de ensino no estado do Paraná. “A união tinha uma dívida antiga com o estado, que sempre investiu na educação. Por isso, inauguramos quatro instituições federais no estado”.
A entrega simbólica da escritura foi feita pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, ao reitor do Instituto Federal do Paraná, Alípio Santos Leal Neto. “É uma satisfação dar um fim tão nobre a esta área que marcou a história de Itaipu e que agora vai transformar a vida das pessoas, assim como fará a Unila”, afirmou Samek, em referência ao IFPR e à Universidade Federal de Integração Latino-Americana, que também será construída em um terreno cedido por Itaipu.
O IFPR tem o objetivo de qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho, com cursos profissionalizantes. Atualmente são 32 cursos, em oito unidades espalhadas pelo Paraná. Segundo Alípio, até o final do ano, mais quatro unidades serão inauguradas. Até 2011, o número total chegará a 16. Em Foz do Iguaçu, já são ministrados os cursos técnicos em Aquicultura e Informática, e serão abertos até o fim do ano cursos de Cozinha e de Construção Civil.
Arnaldo Isidoro – Após a solenidade do IFPR, o ministro Fernando Haddad inaugurou a Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima e o Centro Municipal de Educação Infantil José Bento Vidal, na Vila C. A comunidade estava reunida na escola, e a comitiva prestigiou apresentações culturais das crianças, feitas especialmente para a solenidade.
Samek lembrou o barrageiro (Arnaldo Isidoro de Lima) que perdeu a vida para construir Itaipu e que dá nome à escola. "A Itaipu vai ser sempre vizinha da Vila C. E vizinho tem que se ajudar para as coisas acontecerem", ressaltou. No final do evento, a diretora financeira executiva, Margaret Groff, responsável pela liberação da verba que ajudou na construção da obra, foi homenageada por funcionários da escola.