Visitar Foz do Iguaçu e dar uma “esticadinha” até o Paraguai para fazer compras é uma tentação difícil de resistir. Preços baixos e variedades de produtos que, às vezes, nem chegaram ao mercado brasileiro, são bons motivos para cruzar a fronteira. O sucesso comercial das lojas de Ciudad Del Este (PY), atraindo milhares de sacoleiros todas as semanas, marcou um importante ciclo econômico de Foz do Iguaçu. Contudo, o perfil de quem faz compras no País vizinho mudou bastante nos últimos anos – os famosos sacoleiros gradativamente estão se tornando minoria diante do fluxo crescente de pessoas que vão ao Paraguai para “turismo de compra”, comprando itens para consumo próprio.
A reestruturação da Aduana Brasileira e o reforço na fiscalização afugentaram os sacoleiros. Poucos ainda arriscam tentar driblar os fiscais da Receita Federal que atuam na Ponte da Amizade. Com isso, os shopping e galerias de Ciudad Del Este cada vez mais são tomados por turistas que aproveitam a passagem por Foz do Iguaçu para comprar itens para consumo próprio, como perfumes, notebook, máquina fotográfica, celular e até objetos de decoração.
Como esse novo público busca lazer, o transporte até as lojas do Paraguai também tem que atender o conforto e a comodidade buscada pelos turistas. Ao invés de optar pelo transporte coletivo municipal ou caminhando, algo que era comum na época dos sacoleiros, a maioria prefere o transporte das agências de turismo sediadas em Foz do Iguaçu.
Click Foz do Iguaçu / Jesus Coutinho |
Para atender esse turista que visita Foz do Iguaçu e aproveita para fazer compras em Cidade de Leste, a empresa Loumar Turismo oferece o transporte “Leva e Traz”, que busca o cliente no hotel – em várias opções de horários, levando ao Shopping Del Este, o mais novo shopping da cidade paraguaia que faz fronteira com Foz do Iguaçu. Segurança, conforto e acompanhamento de motoristas experientes são algumas das vantagens de quem opta por este serviço.
Guia de desconto – Outro benefício para os clientes da Loumar é o lançamento do Guia de Descontos. Com o apoio de tradicionais e confiáveis lojas do shopping Del Leste, cada pessoa que compra o transporte “Leva e Traz” para o Paraguai recebe um passaporte com cupons de descontos – que podem chegar a até 10% – ou de brindes em estabelecimentos que apoiam o projeto. “Ganhamos pelo transporte e não por comissões nas lojas. Essa é a filosofia da agência. Ao abdicarmos de comissão criamos a condição para os lojistas repassarem este valor que seria da Loumar aos clientes em forma de descontos ou presentes. Cada um deve comprar onde sente confiança e não ser levado por interferência de motoristas ou guias em lugares onde as compras se tornam mais caras por conta de comissões. Adotamos essa postura com nossos pacotes de passeios e estamos satisfeitos com a rentabilidade e por aplicar um preço justo e transparente aos nossos clientes”, explica Rodrigo Ciavaglia, diretor da Loumar Turismo.
Documentos – Para atravessar a fronteira com o Paraguai é obrigatório apresentar a Carteira de Identidade Civil (RG) original ou Passaporte. São recusadas cópias autenticadas, documentos como CNH e carteiras profissionais e a foto deve ser recente – o ideal é que tenha sido expedida há no máximo 10 anos.
Pessoas com menos de 18 anos, além da obrigatoriedade de apresentar o RG ou passaporte, deverão estar acompanhados pelo pai e pela mãe. Na ausência de um dos pais, o menor deverá portar uma autorização judicial (registrada em cartório) assinado pelo ausente. Aos arrumar as malas, vale conferir com atenção se todos os documentos estão de acordo.
Serviço
“Leva e Traz” e Guia de Desconto da Loumar Turismo
O que: transporte para compras no Paraguai
Horário: Saídas diárias, a partir das 7h40 (dependendo do hotel) com retorno às 12h, 14h ou 16h
Preços: R$ 30,00 por pessoa (incluindo ida e volta)
Mais informações: (45) 3521-4000 ou www.loumarturismo.com.br
Observação: é necessário agendar